CEU das Artes é prioridade para secretário de Mauá

Maquete do CEU das Artes e Esporte, que atenderá cerca de 3 mil pessoas. Arte: Prefeitura de Mauá

Os secretários municipais de Cultura das sete cidades do ABC estão debruçados na elaboração de um calendário regional de eventos, intitulado no âmbito do Consórcio Intermunicipal Grande ABC como circuito regional. A ideia, ainda em fase de maturação, é aproveitar a vocação e o foco cultural de cada município e divulgar para todo o ABC.

Além de servir de publicidade para cada cidade, a iniciativa também serviria como forma de intercâmbio para fomentar e disseminar várias ações culturais na região.

Newsletter RD

Waldir Luiz da Silva, secretário de Cultura, Esportes e Lazer de Mauá, conta que no final do ano passado foi dado início o debate. “Vamos retomar agora no início deste ano”, afirma o titular da Pasta, ao destacar que a ação é capitaneada pelo Grupo de Trabalho no Consórcio, liderado pelo secretário de Cultura de São Bernardo. “O Neto tem tocado isso [Osvaldo de Oliveira Neto]”, afirma.

A ação regional, ainda sem data para sair do papel, segue a mesma linha adotada pelo GT de Turismo do Consórcio, que visa estabelecer um calendário específico para fomentar novos turistas na região com momentos considerados tradicionais como os tradicionais festivais de Paranapiacaba, em Santo André, e a do Chocolate, em Ribeirão Pires.

Artes e esporte

Durante entrevista ao RD, o secretário de Cultura mauaense, Waldir Luiz, disse que o principal objetivo para o primeiro semestre é a conclusão do CEU das Artes. O novo equipamento é erguido em terreno da Prefeitura entre as ruas América do Norte e América do Sul no Parque das Américas, cedido ao governo federal.

O CEU das Artes contará com dois edifícios com capacidade diária de atendimento para cerca de 3 mil. Os prédios contarão com CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), salas multiuso, tele centro, cine teatro, auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, aparelhos de ginástica, playground e pista de caminhada. 

O projeto de Mauá receberá recursos do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, no Eixo Comunidade Cidadã para praças esportivas e culturais, agora denominada CEU das Artes e do Esporte.

A unidade a ser construída no Parque das Américas terá 3 mil m². A Prefeitura cedeu o espaço e uma contrapartida em dinheiro. O governo federal entra com o restante. Coube à administração municipal a manutenção do espaço quando em funcionamento e o custeio do mesmo. O investimento total na obra é de cerca de R$ 3 milhões.

Mais ações

Waldir Luiz também revelou o desejo de retomar o calendário da Festa dos Povos, que ocorreu em Mauá até 2011 e o início do Circo Escola. A cidade também retomará neste ano o Carnaval de Rua. Porém, em 2014, não haverá disputa com premiação. Será um Carnaval descentralizado. Cada uma das 13 escolas vai desfilar em seu bairro de origem, numa espécie de “esquenta” para o Carnaval de rua de 2015, quando haverá disputa e premiação.

O principal objetivo, segundo o secretário de Mauá, é conseguir verba da iniciativa privada, sem participação financeira do poder público. “Já estamos conversando com alguns parceiros e conseguiremos fazer a folia sem dinheiro público”, diz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes