Motorista invasor de faixa exclusiva de Mauá será multado a partir do dia 27

Em entrevista exclusiva ao RD, o secretário de Mobilidade de Mauá, Paulo Eugenio Pereira, revelou que a multa para quem desrespeitar a faixa exclusiva de ônibus começa a vigorar no dia 27 de janeiro.

Hoje, a faixa exclusiva está implantada de forma educativa, ou seja, sem a cobrança de multa ainda, na Barão de Mauá. O trajeto tem 5,9 Km e segue do Termina Central até o Terminal Itapeva.

Newsletter RD

“Já temos um resultado significativo desta ação. Temos estudos que apontam que o tempo de deslocamento entre uma estação e outra passou de 30 para 20 minutos. E o nosso objetivo é baixar para 15 minutos”, disse o secretário.

Ainda no primeiro trimestre, será implantada a segunda faixa exclusiva que vai abranger a região do Zaíra, pela Castelo Branco. “Essas duas vias juntas são responsáveis por 53% de todo o deslocamento do transporte coletivo-ônibus”, explica Paulo Eugenio Pereira.

Neste primeiro momento, a faixa exclusiva vigora no horário de pico, das 5h as 8h e das 17h as 20h.

Licitação sai até o início de fevereiro

Paulo Eugenio reiterou que o edital da licitação para renovação de toda a frota de ônibus será concluído nos próximos dias. Até o final de janeiro, como prevê a legislação, ocorrerá uma audiência pública antes da abertura da concorrência entre as empresas interessadas.

Quem ganhar a licitação,terá de oferecer ao município 240 novos ônibus 0KM com acessibilidade. Os coletivos farão o transporte dos 100 mil passageiros que utilizam o transporte diariamente.

“Até o fim da licitação, a Suzantur, empresa contratada emergencialmente em novembro do ano passado, por seis meses, seguirá prestando o serviço”, destaca o petista. O contrato emergencial poderá ser prorrogado, caso haja necessidade.

Ao longo de 2013, a cidade viveu uma verdadeira guerra jurídica na operação dos dois lotes. No final do ano passado, a Leblon, conseguiu uma liminar do Tribunal de Justiça com o direito de retomar a operação das 18 linhas do transporte público local.

A empresa havia sido notificada pela prefeitura para deixar a integralidade do sistema devido a um processo movido pelo município contra a concessionária, declarada inidônea para continuar a operação de ônibus. Porém, a liminar durou pouco e a Suzantur segue na operação.

MauaTrans – A prefeitura também idealiza a criação da MauaTrans que, segundo Paulo Eugenio, irá devolver o controle do transporte ao município. “Vamos discutir com calma esse projeto com a Camara. É um órgão que vai fiscalizar a operação dos coletivos”, salientou. Na prática, a empresa pública terá o mesmo perfil da SaTrans, responsável pelos coletivos em Santo André.

Transito – A secretaria de Mobilidade ainda foi protagonista da colocação de nova sinalização nos locais de grande fluxo da cidade, como escolas e centros comerciais.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes