STF fará reunião reservada para discutir mensalão

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, convidou os outros ministros do STF para discutir os procedimentos da sessão de amanhã, quando começa a ser julgado o pedido de abertura de processo sobre o caso mensalão. Nesta reunião, de caráter reservado, a ser realizada hoje no gabinete de Ellen Gracie, os ministros vão, segundo assessores, trocar idéias para facilitar o andamento das sessões. Os ministros consideram que a série de sessões, além de histórica, é rara pelo número de indiciados: 40 no total.

Amanhã, a partir das 10 horas, o ministro relator do caso, Joaquim Barbosa, iniciará a leitura do relatório de 50 páginas. Depois da leitura do relatório, o Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza, apresentará os argumentos da denúncia que fez contra os indiciados. A partir daí, será aberto espaço para os advogados de defesa dos acusados. Até o momento, 19 advogados já se credenciaram para participar das sessões.

Newsletter RD

Na quarta parte, o ministro Joaquim Barbosa lerá o seu voto sobre o pedido de abertura de processo. Segundo ele, seu voto terá cerca de 400 páginas. Barbosa será o primeiro dos ministros a votar. A série de sessões termina na sexta-feira ou na segunda-feira da próxima semana. Hoje, os ministros do Supremo cancelaram as sessões de turma em que seriam analisados outros processos para se prepararem para o julgamento que começa amanhã. Eles lerão, por exemplo, os memoriais que foram apresentados pelos advogados nas últimas semanas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes