Metalúrgicos abrem 14ª Conferência Municipal de Saúde

Elenísio Almeida Silva, conhecido como Léo, diretor-executivo e responsável pelo departamento de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

Foi aberta nesta sexta (29/11) a 14ª Conferência Municipal de Saúde em Santo André. A abertura foi feita na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, na região central andreense. O objetivo da discussão, que será feita no final de semana na Fundação ABC, será colher demandas para serem encaminhadas na Conferência estadual, a qual ocorrerá no início de 2014.

“O sindicato se preocupa com as questões salariais, mas também se preocupa com o cotidiano do trabalhador e, principalmente, a sua saúde”, destaca o diretor-executivo, Elenísio Almeida Silva, conhecido como Léo, responsável pelo departamento de Saúde.

Newsletter RD

A Conferência é tripartite, ou seja, tem 25% dos delegados indicados pelo governo local, 25% por trabalhadores na área da saúde e 50% usuários dos equipamentos públicos de saúde.

Segundo Silva, no mundo do trabalho, as principais discussões em pauta são os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. “Os empresários investem em máquinas, mas não querem investir na saúde da mão de obra humana”, critica.

Atualmente, a própria CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante a estabilidade de 1 ano, após o regresso em casos de acidente no trabalho. “No caso dos metalúrgicos, graças à ação do sindicato, essa estabilidade chega a 21 meses”, explica.

INSS

Outro desafio é a dificuldade encontrada por muitos trabalhadores para obter o benefício em casos de acidentes. “O perito não dá. A Previdência hoje é tendenciosa, é patronal, embora seja mantida pelos trabalhadores”, observa.

Ainda de acordo com Silva, em casos de dificuldade, o próprio sindicato fornece apoio profissional para reforçar o pleito junto ao INSS.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes