Heloísa: Mesa não pode impedir Senado de investigar Renan

A presidente nacional do PSOL, ex-senadora Heloísa Helena, afirmou hoje que a Mesa do Senado “não tem o direito” de impedir nenhuma investigação proposta pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Em referência a uma eventual tentativa de integrantes da Mesa de impedir o aprofundamento das investigações sobre o presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de quebra do decoro parlamentar, Heloísa Helena declarou: “Se a Mesa obstruir, estará rasgando a legislação e fazendo política de conluio para impedir o prosseguimento da apuração.” A convite da Mesa Diretora, participam da reunião de hoje a ex-senadora, na condição de presidente do PSOL, e o advogado Eduardo Ferrão, como defensor de Calheiros.

A Mesa deve decidir hoje sobre um pedido de aprofundamento da perícia da Polícia Federal (PF) nos documentos apresentados por Calheiros para provar que possui renda compatível com o valor (R$ 12 mil) da pensão que pagava à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha. Helena disse que só ontem, por volta das 17 horas, o PSOL recebeu o convite para participar da reunião da Mesa.

Newsletter RD

Heloísa Helena falou sobre a possibilidade de o presidente do PTB no Distrito Federal, Gim Argello, assumir hoje o mandato de senador em lugar de Joaquim Roriz (PMDB-DF), que renunciou sob acusação de corrupção. Argello também é acusado de envolvimento em irregularidades. Por isso, Helena disse que, assim que ele tomar posse, o PSOL entrará com representação para que as acusações sejam investigadas. “Ô, gentinha ordinária! Não dá sossego à gente. Vamos entrar hoje mesmo com a representação, se ele tomar posse hoje”, declarou a ex-senadora.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes