Lula: reforma política é imprescindível para arrumar País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou hoje que a aprovação da reforma política é imprescindível para “arrumar” o País. Embora tenha admitido durante discurso no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) que não pode falar tudo o que pensa sobre esse tema, Lula afirmou que é preciso “acabar com a hipocrisia” na discussão da reforma política. Segundo ele, faz parte da lógica política no Brasil empresários de qualquer parte do País ter a sua bancada de deputados, senadores, vereadores, governadores e prefeitos. “Se quisermos moralizar, precisamos ter coragem de discutir o financiamento público de campanha”, disse.

O presidente defendeu o financiamento público de campanha sob o argumento de que é mais barato e mais fácil de controlar. “O cidadão eleito não fica devendo a ninguém”. Ele disse que inicialmente começou a discutir a reforma política e depois verificou que o Executivo não deveria tentar determinar aos políticos a discussão sobre o tema. “Mas a sociedade pode”, afirmou Lula, que durante a reunião do Conselho foi cobrado para ter uma participação mais incisiva na reforma política.

Newsletter RD

Segundo o presidente a sociedade pode constituir uma plataforma política sobre esse tema e fazer um debate com os partidos políticos. Para o presidente a reforma política é necessária para que outras reformas sejam aprovadas. “A minha tese é que sem reforma política outras ficam mais difíceis”, afirmou ele, destacando que reforma política é como reforma tributária: cada um tem a sua, mas que é possível encontrar um denominador comum.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes