Padilha inaugura centro odontológico

Foto: Miguel Denser

Neste sábado (19), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Santo André para inaugurar o segundo Centro de Especialidades Odontológicas do município. O equipamento público, com capacidade para realização de até 970 consultas e 1.200 procedimentos por mês, está centrado no bairro Santa Terezinha, região do segundo subdistrito. O investimento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, foi de R$ 220 mil, entre reforma do imóvel e compra de mobiliários e equipamentos.

Na oportunidade, também serão entregues mais seis viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – três para aumento de frota e três para reserva técnica, todas qualificadas e habilitadas pelo Ministério da Saúde, exigências para que o serviço possa ser oferecido e receba recurso mensal do governo federal. Em fevereiro, Padilha participou da entrega de outras cinco unidades em cerimônia no Paço Municipal. A frota total será composta por 14 ambulâncias, sendo 12 de suportes básicos e duas de suportes avançados – com UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de duas motolâncias.

Newsletter RD

O secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, ressaltou que o município será a primeira cidade do ABC a oferecer dois Centros de Especialidades Odontológicas. A unidade de Santa Terezinha será referência para o atendimento dos moradores dessa região mais afastada do Centro. “É uma oportunidade para ampliarmos as parcerias na área de Saúde Bucal, além de regionalizarmos as demandas no segundo subdistrito e oferecermos mais serviços à população”, avaliou o gestor. A partir da inauguração oficial, o serviço gratuito abrirá as portas ao público no próximo dia 21, das 7h às 17h, sempre de segunda a sexta-feira.

Entre as especialidades odontológicas que serão oferecidas neste CEO estão endodontia (tratamento de canal), periodontia (trata as doenças da gengiva), cirurgia oral menor, semiologia (lesões de boca e diagnóstico de câncer bucal) e prótese (total e parcial removível), além de atendimento especial aos pacientes com deficiências físicas e motoras – o espaço possui um consultório exclusivo, inclusive com cadeiras apropriadas, para acolher esse público. No total, a equipe de profissionais será composta por oito cirurgiões dentistas e cinco auxiliares de saúde bucal, além do pessoal do administrativo e recepção. O espaço abrigará, entre outros, cinco consultórios; sala de expurgo e esterilização; espaço para reuniões; sala administrativa; banheiros com acessibilidade; almoxarifado; arquivo; vestiários (feminino e masculino); copa e cozinha para uso dos funcionários.

Sorridente

Parceria com o Ministério da Saúde, o CEO faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente, que, entre as ações, oferece a ampliação e a qualificação da Atenção Especializada, por meio da instalação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias. E o projeto também se estende para a Rede Básica de Saúde, principalmente com a estratégia de Saúde da Família, ex-PSF (Programa de Saúde da Família).

Com o funcionamento da unidade, a Prefeitura receberá o incentivo de R$ 11 mil mensais para o custeio dos salários dos funcionários e demais despesas, como manutenção, compra de medicamentos e pagamentos de água e luz. O Ministério da Saúde repassou quatro equipamentos odontológicos completos; aparelhos de raio-x, ultrassom e de profilaxia, além de fotopolimerizador e dois compressores. O imóvel próprio, que possui dois andares (térreo e primeiro), abrigou anteriormente o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), serviço que foi transferido ao prédio da Rua 1º de Maio, 133 (2º andar), no Centro.

Além do equipamento de Santa Terezinha, há outro CEO localizado na Rua Campos Sales, 607, no Centro. Lá, a capacidade de atendimento mensal é de 5.100 consultas e 16.900 procedimentos.

Serviço
CEO Santa Terezinha – Al. Vieira de Carvalho, 171 – Santa Terezinha
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes