No ABC, Lula relembra luta por direito de greve

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta segunda-feira (2), em São Bernardo, da cerimônia de aniversário de 50 anos de atividades da Scania no Brasil. Lula discursou para os funcionários da montadora e para as autoridades presentes na cerimônia. O presidente lembrou que a primeira greve, a partir de 1964, foi na Scania, em 1978.

?Eu estou no mesmo cenário que eu vivi 29 anos atrás. Foi aqui, nesse pátio, que nós começamos a conquistar a redemocratização do nosso País. Aqui, no dia 12 de maio de 1978, um grupo de trabalhadores resolveu exercitar, depois de muitos anos, porque o regime militar não permitia o direito de greve, uma conquista universal que é o exercício da greve?, recordou Lula, que na época presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Newsletter RD

Segundo informações da assessoria de imprensa da Scania, a empresa possui 2,9 mil funcionários e capacidade para produzir 20 mil veículos por ano. Responde por 25% das vendas de caminhões pesados (acima de 40 toneladas) do mercado doméstico e por 43% dos ônibus rodoviários. Além de atender o mercado nacional, a fábrica brasileira da Scania exporta para mais de 50 países.

Depois da cerimônia de aniversário da empresa, Lula embarcou para o Rio de Janeiro, onde visitou as obras do aeroporto Santos Dumont e se encontrou com o governador Sérgio Cabral. Eles assinaram um protocolo de cooperação que deve repassar ao estado R$ 2,8 bilhões para obras de saneamento e urbanização previstas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Os recursos são para a melhoria das condições de vida em favelas, entre elas a do Complexo do Alemão, e a realização de obras contra enchentes na Baixada Fluminense. (Agência Brasil)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes