Lula faz defesa velada a Renan Calheiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de fazer uma defesa velada ao presidente do Senado, Renan Calheiros, na cerimônia de recondução do procurador- geral da República, Antonio Fernando de Souza. Sem citar nome e sem se dirigir a Renan, que estava ao seu lado, Lula defendeu a atuação do Ministério Público e disse que uma coisa que o inquieta, como cidadão, é o comportamento da Polícia Federal e de procuradores na condução das investigações. “É não termos o cuidado de pessoas serem execradas publicamente, antes de serem julgadas”, disse o presidente, ressaltando que não há nada pior para a democracia que uma pessoa ser condenada sem cometer um crime, ou absolvida tendo cometido. “Daí precisa o ponto de equilíbrio da Justiça”, observou o presidente.

Lula, que defendeu a “boa e sensata” investigação, “doa a quem doer”, ressaltou que do cidadão mais simples ao presidente da República todos os 190 milhões de brasileiros têm de ter a chance de comprovar sua inocência, antes de serem condenados. “Daí a importância da autonomia do Ministério Público”, destacou. “Todos são inocentes até que se prove o contrário. É preciso que se garanta o julgamento com a maior lisura possível para evitar erros de omissão ou exagero, em qualquer uma das instituições”, afirmou.

Newsletter RD

Ao defender a permanência de Antonio Fernando na procuradoria-geral da República, o presidente falou da importância da continuidade das investigações sobre erros da administração pública e corrupção, “mas ao mesmo tempo que o Ministério Público também tenha o compromisso democrático de garantir que as pessoas sejam investigas com seriedade, e respeitadas na sua privacidade”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes