Marinho: aprovar orçamento impositivo é “irresponsabilidade” do Congresso

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto do “orçamento impositivo”, que tem como objetivo obrigar o governo federal a executar as emendas parlamentares feitas à peça orçamentária da União, agora também será debatido a nível estadual. Essa semana, o deputado Enio Tatto (PT) protocolou na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) de teor semelhante. Independente de qual esfera do poder estará possivelmente sujeita à nova norma, o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Luiz Marinho (PT), é categoricamente contrário à ideia.

Em entrevista ao RDtv (assista ao vídeo acima), o petista disse achar uma “irresponsabilidade” o Congresso aprovar o orçamento impositivo para a União. “Emenda parlamentar impositiva é limitar a capacidade do governo de planejar o desenvolvimento da região. Daqui a pouco, não há mais necessidade de Executivo”, sustentou o prefeito. A matéria ainda seguirá para o Senado.

Newsletter RD

O prefeito petista, que não adota a prática de conceder emendas aos vereadores de São Bernardo, defendeu que a participação popular na construção do orçamento da cidade deve ser priorizada, cabendo ao parlamentar o ato de cobrar e fiscalizar o Executivo. “Vamos impor aos executivos municipal, estadual e federal, a necessidade de ter um processo participativo para a sociedade discutir as prioridades. A partir disso, executamos”, argumentou, lembrando que parte do orçamento é engessado por conta dos investimentos obrigatórios em Educação, Saúde e pagamento do funcionalismo. 

A PEC nº 6/2013, de autoria do deputado petista, prevê a aprovação de emendas parlamentares ao orçamento anual do Estado no limite de 75% do valor destinado às emendas individuais dos deputados federais ao projeto de lei do orçamento da União. Para ser aprovada, a PEC precisará conquistar quórum qualificado de três quintos, ou seja, 57 votos do total de 94 deputados.

Na justificativa da matéria, Enio Tatto sustenta que a discussão de um projeto semelhante ao aprovado pela Câmara Federal é uma forma de corrigir “situação anômala que vem se repetindo anualmente, por ocasião da discussão e votação da peça orçamentária. Os parlamentares apresentam emendas, com o objetivo de levar melhorias para as regiões que representam, têm essas emendas aprovadas, mas, no decorrer da execução orçamentária, veem frustradas suas expectativas.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes