Com terreno mais caro, piscinão Jaboticabal segue emperrado

O Piscinão Jaboticabal, apontado por técnicos da região como a solução mais adequada para findar os problemas de enchentes em bairros de São Caetano e São Bernardo, próximos à Rodovia Anchieta, ainda não tem previsão para sair do papel.

O principal obstáculo está na desapropriação da área que irá receber o projeto, localizada majoritariamente na Capital e estimada em R$ 250 milhões. O montante é quase três vezes maior do que o valor da obra, que gira em torno de R$ 89 milhões, a cargo do Estado. Na avaliação do chefe do Palácio da Cerâmica, Paulo Pinheiro (PMDB), o equipamento ainda leva um bom tempo para entrar em funcionamento.

Newsletter RD

O peemedebista apontou que, no início do ano, teve conversas com o governo estadual, que sinalizou que as obras podem começar assim que o espaço for adquirido. “O valor do terreno é muito alto e o governador quer conversar com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), para verificar a possibilidade de o município colaborar com essa compra. Por enquanto, as tratativas se dão entre os dois governos. Acredito que demore um pouco mais para chegarem a uma conclusão”, disse. Marinho, por sua vez, buscou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para tentar dar celeridade ao projeto, mas o caso segue sem novidades.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Tarcísio Secoli, as chances de São Bernardo arcar com os custos da desapropriação são pequenas. “São Paulo que deveria colocar dinheiro lá, mas por que fariam isso se (o piscinão) está na saída da cidade? Talvez tenham que entrar recursos do governo federal e do governo estadual para garantir a desapropriação do terreno”, destacou, em entrevista ao RDtv (assista ao vídeo acima). O titular também comentou sobre as obras que São Bernardo executa e planeja para tentar amenizar os estragos causados por chuvas torrenciais de verão.

Quando pronto, o Jaboticabal será o maior piscinão do estado de São Paulo, com capacidade para 900 mil metros cúbicos. O equipamento será construído em uma área de 160 mil metros quadrados, localizada na confluência do Córrego Jaboticabal, Ribeirão dos Meninos e Ribeirão dos Couros.

(Colaborou Cíntia Alves)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes