Inpes monitora dados socioeconômicos de São Caetano

Leandro Prearo prevê interferência das manifestações nas próximas pesquisas de opinião,

São Caetano permanece em situação privilegiada do ponto de vista socioeconômico em comparação aos outros seis municípios do ABC. A avaliação é do Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano (Inpes), que apurou a renda familiar 48% acima das demais cidades, em torno dos R$ 5.550 mensais. Esse alto poder aquisitivo faz com que 68% das famílias estejam enquadradas nas classes sociais A e B de consumo, 18% a mais que o total da região.

De acordo com Leandro Prearo, gestor do Inpes, essa realidade se deve ao correto investimento dos governos em saúde, educação e nos demais serviços públicos básicos, o que tornou a cidade com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. O fato valorizou o metro quadrado na cidade, que atraiu cada vez mais famílias com alto rendimento socioeconômico. “A estimativa para este ano é de 150 mil habitantes, 10 mil a mais que o último senso em 2000”, afirma Prearo.

Newsletter RD

Desenvolvimento Familiar

Para sintetizar as dimensões relevantes de pobreza e o conhecimento da realidade, o Inpes lança em setembro o Índice de Desenvolvimento das Famílias do ABC. Com base na metodologia criada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o indicador atuará a partir de seis dimensões sociais: ausência de vulnerabilidade, acesso ao conhecimento, acesso ao trabalho, disponibilidade de recurso, desenvolvimento infantil e condições habitacionais. “Esse índice será relevante para apoiar o gestor municipal ou estadual na tomada de decisão no serviço público de maior assertividade, indo além das bases de renda e grau de escolaridade”, explica o gestor.

Mobilidade

As duas principais queixas da população sancaetanense nos últimos 10 anos são relacionadas ao transporte público e o trânsito. Segundo dados do Instituto de Pesquisa, 72% dos domicílios de São Caetano têm pelo menos um veículo, sendo que a média é de dois veículos por família. “A cidade é a terceira menor do País em território e o crescimento populacional inflou as ruas trazendo essa imagem negativa à população”, explica Prearo. Em entrevista ao RD, o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) afirmou que a intenção do governo é de fazer tratativas no âmbito federal e estadual para que a cidade possa atingir a gratuidade do transporte municipal. Para Prearo, essa questão não deve ser pontual em apenas um município, mas regional.

Segurança

Furto de autos está sempre pontuado na cidade, no entanto, São Caetano é muito pequena e a quantidade de furtos é grande em comparação à quantidade de veículos na cidade. Em números absolutos e relativos há diferenças e não ultrapassa os furtos ocorridos em Santo André e São Bernardo, que são cidades maiores. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os casos de furto de veículos em São Caetano apresentaram aumento de 24% no acumulado do semestre deste ano, sendo que no mesmo período do ano passado eram 346 casos registrados.

Saúde

A avaliação dos moradores quanto à saúde não é boa, segundo o Inpes. No entanto é positiva no ponto de vista relativo, ou seja, não é bom, mas é melhor que nas demais cidades. O serviço público de saúde de São Caetano tem mais de 200 mil indivíduos cadastrados para 150 mil habitantes, ou seja, o serviço atraiu pessoas de outros municípios o que prejudica a prestação para os próprios moradores.

O gestor do Instituto de Pesquisa prevê interferência das manifestações ocorridas em junho nas próximas pesquisas de opinião, e talvez chegue a recuar 10% nas respostas positivas. “O sentimento coletivo será mais crítico em relação aos serviços públicos prestados”, diz Prearo. (Colaborou Iara Voros)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes