Marinho crava sucessor em 2015, afirma Tarcísio Secoli

Homem forte do governo de Luiz Marinho (PT), sendo cotado, inclusive, para tentar emplacar a continuidade da gestão petista disputando as próximas eleições municipais, Tarcísio Secoli, em entrevista exclusiva ao RD (assista a um trecho do vídeo ao lado), afirmou que o chefe do Executivo de São Bernardo não está preocupado em indicar um nome para sua sucessão no Paço neste momento. A ideia é que o prefeito em segundo mandato bata o martelo apenas em 2015, após os resultados do processo eleitoral para deputados e governadores. “Muita gente vai subir e descer nesse processo. Temos de avaliar o quadro antes de tomar uma decisão”, comentou.

Na opinião de Secoli, atual secretário de Serviços Urbanos, apontar um sucessor agora seria “queimar etapas” desnecessária e erroneamente. “Nós ganhamos as últimas eleições porque tínhamos uma estratégia adequada. Queremos fazer isso de novo e a população de São Bernardo vai se surpreender, porque vamos trazer pessoas que não esperam. O prefeito e os partidos da base aliada decidirão na hora certa. Lançando o candidato antes da hora, só vamos apanhar mais dos adversários”, avaliou.

Newsletter RD

Secoli atuou na coordenação da campanha de reeleição de Marinho, ao lado de nomes como Maurício Soares e José Albino, atuais comandantes da Fundação Criança e da Secretaria de Governo, respectivamente. Até o final de 2012, o titular esteve à frente da Secretaria de Coordenação Governamental, mas na mudança aplicada pelo chefe do Executivo no primeiro escalão do governo no início de 2013, Secoli assumiu a Pasta de Serviços Urbanos, e vem ganhando destaque com projetos como a usina de incineração de lixo, que tornará, segundo os planos do Paço, a cidade autosuficiente na produção de energia elétrica. A previsão é de que o equipamento esteja em funcionamento em 2016.

Diante da experiência e proximidade com Marinho, Secoli não descartou a possibilidade de entrar na próxima corrida eleitoral. No entanto, frisou que a prioridade do governo é marcar o segundo mandato do petista com grandes obras, principalmente no tocante à Mobilidade Urbana. “Estão colocando meu nome agora, mas não é hora de discutir quem vai suceder o prefeito. É hora de trabalhar para que a cidade nos queira aqui nos próximos anos”, sustentou. A entrevista completa com Tarcísio Secoli está disponível no canal do RDtv.

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Rafael Marques também é visto como uma das pedras que o prefeito Luiz Marinho lapida com vistas à sua sucessão no Paço, em 2016. O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, discretamente, tem ajudado a impulsionar a carreira do jovem sindicalista. Em entrevista ao RD em maio deste ano, Marques também não rejeitou a hipótese de lançar candidatura no ABC nos próximos anos. “Não vou me mexer para isso, mas se houver o convite, vou avaliar”, declarou na época.

Marinho governador

Questionado sobre a possibilidade de Luiz Marinho interromper o segundo mandato para entrar na disputa pelo governo do Estado já no próximo ano, Tarcísio Secoli disse que o prefeito “está cada vez mais distante” desse projeto. “Não estamos preparados. Tem muita coisa que o PT não fez ainda, em relação a tratativas e inserções principalmente no interior do estado, e que teremos de fazer a partir de 2014”, comentou.

Silvério tinha apoio para disputar eleição do PT

Comentando as últimas reuniões promovidas pela bancada de vereadores petistas para oficializar o apoio à candidatura de Braz Marinho, irmão do prefeito Luiz Marinho, no PED (Processo de Eleição Direta) do PT, Tarcísio Secoli revelou que o professor universitário Luiz Silvério tinha suporte para ser o candidato do governo. “A questão foi que ele demorou muito para tomar uma decisão e, quando tomou, já tínhamos optado publicamente pelo Braz”, afirmou.

Embora Braz tenha o apoio do governo na eleição para a presidência do diretório municipal do PT, a disputa promete ser acirrada, podendo culminar, inclusive, em segundo turno. Isso porque a articulação promovida por Silvério e a manutenção das candidaturas de Antonio Luiz, mais conhecido como Robozão, e de Juliana Rocha, da Articulação de Esquerda, tendem a polarizar a votação, que acontece no dia 10 de novembro.  

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes