OAB Santo André debate reforma política

“A ideia da comissão é esclarecer à população o conteúdo das discussões”, afirmou Cristiane Tomaz, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB de Santo André.

A Comissão de Direito Eleitoral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Santo André pretende abrir o debate para estimular a população a se movimentar para aprovação do projeto de lei Eleições Limpas, que busca alterar o sistema eleitoral para 2014. O trabalho será feito em faculdades de Direito e na Casa do Advogado. A proposta é liderada pelo Conselho Federal da OAB e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

O objetivo é fazer coro com a OAB federal na discussão do projeto, apresentado dia 5 de julho para a presidente Dilma Rousseff. O projeto busca arregimentar maior número de assinaturas favoráveis à reforma eleitoral. Para que o projeto vire lei é preciso reunir pelo menos 1,6 milhão de assinaturas na internet (www.eleicoeslimpas.com.br), o equivalente a 1% do eleitorado. Até esta quarta-feira (17/07) o projeto recebeu somente 63 mil assinaturas.

Newsletter RD

Cristiane Tomaz, presidente da Comissão, afirma que entre os destaques do projeto estão modificações no processo de arrecadação de recursos de campanha, que excluem a pessoa jurídica das contribuições e atrelam doações à pessoa física e ao financiamento público. “As pessoas físicas terão valor limitado de contribuição, que não será destinado diretamente ao candidato, mas a um fundo administrado pela Justiça Eleitoral”, diz Cristiane em entrevista ao RDtv – www.reporterdiario.com.br.

A expectativa é a aprovação do projeto de emenda constitucional (PEC), já aprovado pelo Senado, que favorece o Eleições Limpas. Além de reduzir de 1% para 0,5%, há possibilidade de o cidadão comum aderir a propostas por meio eletrônico. “Pode destravar o ritual do Congresso”, diz.

Caixa 2

Outro ponto previsto pelo projeto é tornar crime eleitoral a existência do caixa 2, com pena de reclusão de dois a cinco anos para arrecadações que não passam pelas verbas normais de campanha. Além disso, Cristiane Tomaz fala sobre as eleições proporcionais de vereadores, deputados estaduais e federais, que propõem a criação de dois turnos: um para os eleitores votarem nos partidos ou coligações, e outro para a escolha dos candidatos.

“É interessante o Congresso ter este projeto como um dos tópicos de discussão por ser de iniciativa popular e representar os anseios da sociedade por uma reforma política”, ressalta a especialista, contrária à realização de plebiscito, por exigir campanha de esclarecimento. “O referendo é o melhor caminho”, palpita.

Eleitor fiscal

Experiente nas eleições municipais do ABC, Cristiane acredita que o próximo embate vem com eleitores mais combativos na fiscalização. “A Justiça Eleitoral precisa disso, embora com as mudanças ela esteja mais abarrotada e necessitando de ampliar sua estrutura”, comenta.

Cristiane critica o projeto de lei 5.735/2013, que tramita no Congresso e prevê modificações na legislação eleitoral. Se aprovado, os votos dos candidatos sub judice serão integrados no partido ou coligação. Com isso, mais deputados e vereadores entram na legenda. “Absurdo, porque vai na contramão do que a sociedade reivindica hoje”, analisa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes