Pirataria entra na pauta do Consórcio

A comercialização de produtos piratas no ABC foi discutida nesta segunda-feira (7) durante reunião ordinária de prefeitos, que contou também com a presença de representantes de associações comerciais da região. Eles foram pedir apoio para coibir a atividade criminosa na região, que tem provocado a falência de comerciantes.

Segundo o presidente do Consórcio, Adler Teixeira, o Kiko, há a necessidade de uma ação integrada entre prefeituras, Guardas Municipais e as policias Civil e Militar. ?Vamos aprimorar as discussões com as associações para definirmos ações articuladas?, disse. Isso porque pouco adianta medidas isoladas, como já ocorreu em São Bernardo e Mauá. ?Os prefeitos desses municípios colocaram suas experiências, contando que no dia seguinte à apreensão de produtos pirateados, o local era abastecido com novo lote de material irregular?, justificou Kiko.

Newsletter RD

Piscinões

A proposta de dividir os custos da limpeza dos piscinões do ABC entre Estado e prefeituras neste ano, visando o próximo período de chuvas, foi bem aceita pelos prefeitos, segundo o presidente do Consórcio. A medida emergencial foi proposta na semana passada pelo governo do Estado e apresentada nesta segunda-feira aos prefeitos.

Está marcada para a próxima quinta-feira (10) uma reunião entre representantes do Consórcio e do DAEE para início de um estudo para chegar ao montante necessário para a limpeza. Somente depois disso é que o Estado definirá qual será sua participação no pagamento. Estima-se que sejam necessários R$ 13 milhões anuais.

A divisão dos custos é uma medida emergencial, até que uma área na região seja licenciada para receber o lodo retirado do fundo dos piscinões. Com isso, os custos reduziriam e o Estado poderia arcar com todo o processo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes