Agricultura terá PAC exclusivo, diz ministro

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, revelou nesta quinta-feira (3) que o setor agrícola terá um PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) específico e admitiu que o projeto deverá prever, entre outras medidas, juro menor para os financiamentos. “Vai sair uma espécie de PAC com questões estruturantes para a agricultura. Só não posso afirmar se nós vamos apresentá-lo em conjunto com o Plano de Safra, em junho, ou se vamos demorar um pouco mais”, disse Stephanes, que visita a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

Hoje a maior parte dos financiamentos agrícola é feita com juros de 8,75% ao ano, e os produtores pediram, por meio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, uma redução para até 4,5% ao ano. Stephanes se recusou a detalhar o PAC agrícola, uma das principais reivindicações do setor produtivo.

Newsletter RD

O ministro lembrou ainda que o próprio PAC já anunciado pelo governo federal prevê obras de infra-estrutura que beneficiam a agricultura. E citou as previstas para a ampliação do escoamento nos portos brasileiros, bem como as das rodovias na região Centro-Oeste. “Para o Centro-oeste são três grandes obras e a região é a que apresenta maior limitação agora para o escoamento da safra”, disse o ministro.

Apesar de o PAC agrícola prever medidas econômicas como a redução nos juros, a proposta não deve beneficiar a renegociação de dívidas já vencidas, de acordo com o ministro. “A questão da dívida está sendo olhada não de forma horizontal, como hoje; estamos estudando (medidas) para cada Estado, para cada região e cada renda agrícola”, afirmou Stephanes.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes