Reunião sobre fundo dos municípios termina sem acordo

O líder do governo na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE), informou que participou de uma reunião na manhã de hoje, no Palácio do Planalto, com o ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e o ministro da Fazenda em exercício, Nelson Machado, na qual foi discutido o aumento do valor do repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O deputado informou que, como não houve um acordo na reunião desta manhã, no Planalto, um novo encontro com autoridades do governo deve ser marcada ainda para hoje.

Segundo Múcio, o texto da proposta de aumento do valor do repasse em um ponto porcentual, que foi retirado ontem da pauta de votações da Câmara dos Deputados pelos governistas, é “ambíguo e dá margem a várias interpretações”. Múcio disse que há quem defenda a entrada em vigor do aumento do repasse na data da promulgação da lei, mas há quem acredite que só poderia entrar em vigor em janeiro do próximo ano.

Newsletter RD

No Senado, o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RO), comentou que o Orçamento da União prevê R$ 450 milhões para pagamento do aumento do valor do repasse do FPM. No entanto, segundo Jucá, esses recursos são suficientes para pagar o repasse com aumento apenas em outubro, novembro e dezembro. Jucá disse acreditar que, mesmo o aumento do repasse sendo aprovado para vigorar a partir de outubro, é importante para os municípios que a proposta seja votada. “A partir de outubro, os recursos serão perenes para os próximos anos. Então, é importante para os municípios, a votação”, afirmou o senador.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes