Estados buscam reforços na Polícia Federal

Com os agentes da Polícia Federal na mídia por causa das muitas e bem-sucedidas operações deflagradas por todo o País, os delegados da PF passaram a ser vistos pelos governadores e ministros como uma espécie de salvadores da pátria. O caso mais emblemático do ?SOS PF? envolve o atual diretor-geral do órgão, Paulo Lacerda, disputado por três ministros. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, quer Lacerda no comando do novo Ibama fiscalizador, instituição que o governo está criando para ajudar a destravar o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O ministro da Justiça, Tarso Genro, chefe de Lacerda, quer mantê-lo no posto. Ele também recebeu convite para chefiar o INSS, instituto que enfrenta graves problemas de desvios de recursos.

Lacerda deve ficar onde está, mas a convocação de delegados da PF para os Executivos estaduais não pára. Já são mais de 30 cedidos a seis Estados e dois municípios. Há pelo menos seis delegados no comando de secretarias de Segurança Pública, no Rio, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. ?Podemos levar aos Estados as experiências exitosas que tivemos na PF, sem disparar um único tiro?, disse o delegado José Francisco Mallmann, secretário de Segurança do governo gaúcho, que assumiu na semana passada.

Newsletter RD

O governo da Bahia foi o que mais requisitou policiais federais para trabalhar na sua Secretaria de Segurança. Pelo menos 13 integrantes da PF, entre delegados e agentes, foram cedidos para o governador Jaques Wagner (PT). Além do secretário, toda a cúpula da área de inteligência do Estado está nas mãos da PF. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes