Críticas a Kassab são de liderança apagada

Apesar dos esforços do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), para consolidar sua imagem e imprimir uma marca de seu governo junto à população, especialistas consultados pela Agência Estado afirmam que ele ainda não obteve êxito nessa tarefa. Para o consultor de marketing político e autor do livro Eleição – Vença a Sua, Marco Iten, o prefeito peca na questão do marketing. “A gestão Kassab não se comunica com a população. Apesar de algumas boas bandeiras para projetar positivamente seu nome, ele ainda não o fez. Kassab não impôs uma marca da sua gestão,” analisa.

O cientista político Claudio Couto, professor da PUC de São Paulo, é mais duro nas críticas. Para ele, a administração Kassab tem um perfil baixo, ou seja, é incapaz de implantar ações de impacto para a cidade. E vai além: “É uma liderança apagada, que não tem carisma e nem chama a atenção”.

Newsletter RD

Num contraste às críticas de especialistas à gestão do prefeito, os maiores elogios ocorrem nos bastidores, sobretudo nos altos escalões do Palácio dos Bandeirantes. Tanto o governador José Serra quanto alguns de seus secretários são unânimes em citar a lealdade de Kassab aos princípios e à figura de seu antigo companheiro de chapa nas eleições municipais de 2004.

Para os críticos da gestão Kassab, a maior dificuldade que ele enfrenta não é no campo administrativo, mas sim na consolidação de sua própria presença no cargo de prefeito da maior cidade da América Latina. Ele assumiu o posto após a renúncia de Serra, em 31 de março de 2006 – quem foi eleito para o cargo foi José Serra. Na ocasião, cerca de 80% da população da capital paulista não sabia quem era Kassab. Até pessoas próximas ao atual prefeito concordam que um de seus maiores desafios é superar essa questão, sobretudo pelo perfil que moldou sua vida pública até então: um político de bastidor e de articulação. “Se ele quiser se reeleger, vai ter que se expor mais e mudar essas características”, diz um correligionário.

Apesar de afirmar que Kassab ainda não conseguiu impor sua marca, o consultor Marco Iten alega que a gestão municipal tem um lado positivo: tem se mostrado honesta e não se envolveu em escândalos. Mesmo assim, Iten pontua que Kassab não conseguiu fazer essa caracterização de austeridade. E cita mais um exemplo: “É possível ver que a cidade está mais limpa, com podas realizadas nos canteiros, asfalto recapeado, sinalização horizontal e novas pinturas de guias. São exemplos urbanos que repassam a projeção de uma cidade bem cuidada. Só que, mais uma vez, não há uma divulgação eficiente disso. Se você não instiga a população a tomar conhecimento das coisas, todo o trabalho passa despercebido”.

O consultor acredita que Kassab não soube aproveitar a oportunidade de assumir a Prefeitura no lugar de Serra, num momento em que sua imagem era pouco conhecida da população. “Desconhecido da grande população, ele tinha uma enorme possibilidade de se apresentar de forma planejada, o que não ocorreu.” Iten não acredita que essas falhas de comunicação seriam resultado de despreparo para o cargo. “Ele já sabia que isso iria acontecer (a renúncia de Serra, sinalizada anteriormente), não foi do dia para a noite.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes