Marginal Tietê é via com maior número de mortes em SP

A Marginal do Tietê foi a via com o maior número de mortes no trânsito de São Paulo no ano passado. Em 2006, decease 53 pessoas morreram no local. Em seguida, order aparece a Marginal do Pinheiros, com 43 vítimas, e a Estrada do MBoi Mirim, na zona sul, com 28. Os dados foram apresentados ontem pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e são resultado do estudo Gestão do Risco de Mortes no Trânsito em São Paulo. O trabalho, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, tem como objetivo descobrir como, onde quando e por que os acidentes fatais são causados e, com isso, traçar metas para evitá-los. No total, morreram nas ruas da capital paulista 1.487 pessoas em 2006. Foram 1.505 em 2005.

Quando se analisa o número de vítimas pelo tamanho da via, a campeã é a Avenida Senador Teotônio Vilela, na zona sul. O índice de mortes por quilômetro quadrado é de 3,51. Em seguida, aparecem a Estrada do MBoi Mirim, com 3,08, e Avenida Robert Kennedy (2,90), na zona sul. A Marginal do Tietê aparece na sexta colocação, com 2,16 mortes/km.

Newsletter RD

As maiores vítimas do trânsito são os pedestres. No ano passado, 734 pessoas morreram vítimas de atropelamentos. Mas o número é menor que o de 2005, quando houve 748 vítimas. A CET analisou 70 casos registrados em 2006 e descobriu que 63% das vítimas foram atingidas quando atravessavam fora da faixa de pedestre.

Entre motociclistas, o número de vítimas aumentou 10,1%, passando de 345 para 380. Segundo o presidente da CET, Roberto Scaringella, o aumento de mortes entre motociclistas acompanhou o crescimento da frota de motos, que também foi de cerca de 10%. Mas ele reconheceu que os números preocupam e disse que serão tomadas medidas para reduzir o índice. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes