Braskem promove desfile sustentável no ABC

Criatividade não faltou para os participantes, que transformaram filtros de café, embalagem de leite, copos plásticos, pacotes de salgadinhos, restos de guarda-chuva, entre outros materiais, nos looks para o desfile.

Unir sustentabilidade e moda, por meio de um despertamento social, foi o resultado da quarta edição do desfile Comunidade EcoFashion, realizado neste sábado (15/06), no Teatro Municipal de Mauá.

O projeto, encabeçado pela Braskem, reuniu jovens de quatro escolas do entorno do Pólo Petroquímico do ABC para mostrar como é possível reaproveitar produtos descartados, unindo familiares e amigos de uma forma divertida e permitindo a proliferação da consciência ambiental na comunidade. “A idéia é que as crianças e jovens aprendam de uma forma lúdica a importância da reciclagem e que a comunidade toda possa se envolver. Melhor do que falar sobre sustentabilidade é praticá-la”, enfatiza o gerente de Relações Institucionais da empresa, Flávio Chantre.

Newsletter RD

A iniciativa contou com parcerias importantes, como as Prefeituras de Santo André e Mauá, onde o evento ocorreu, além do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), já que as roupas, objetos do desfile, foram confeccionadas pelos pais e pelas crianças após participação em oficinas oferecidas pela Braskem, em parceria com os alunos da Faculdade de Moda do Senac.

Criatividade não faltou para os participantes, que transformaram filtros de café, embalagem de leite, copos plásticos, pacotes de salgadinhos, restos de guarda-chuva, entre outros materiais, nos looks para o desfile. Uma roupa composta por embalagens de chocolate, por exemplo, deu vida a um uniforme real muito bem confeccionado, que rendeu, inclusive, o primeiro lugar a um dos participantes. Nessa edição, foram 28 participantes, entre jovens e crianças, com idades entre 9 e 17 anos.

Seis jurados, representando os realizadores e parceiros, foram os responsáveis pela escolha dos 10 melhores, observando a criatividade na produção das roupas e a desenvoltura dos modelos na passarela. Entre os prêmios, estavam notebook e tablets, entre outros dispositivos eletrônicos que fizeram a alegria dos premiados.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mauá, Waldir Luiz da Silva, o evento é uma prova de que a sociedade unida pode fazer a diferença e alertar sobre mudanças de comportamento necessárias para a preservação ambiental. “É o tipo de puxão de orelha que a gente precisa realmente levar. E eles fizeram muito bem. Os trabalhos ficaram muito bem feitos. Isso tudo nos leva a repensar atitudes para poder praticar uma conscientização maior sobre a sustentabilidade”, explica. Segundo o Waldir, o trabalho também complementa as oficinas culturais que a Prefeitura vem realizando na cidade. “O prefeito (Donisete Braga, PT) nos pediu isso e nosso esforço tem sido por oferecer, além dos equipamentos públicos, políticas que reforcem a cultura na sociedade”, diz.

Ação Social

O gerente de Relações Institucionais da Braskem, Flávio Chantre, destaca que outras ações sociais têm sido foco na região. A empresa se empenha para incentivar a inclusão social por meio da prática de esportes e de atividades educacionais utilizando as instalações da Associação Cultural e Esportiva dos funcionários, no objetivo de oferecer aos jovens que moram próximo à unidade diversas atividades esportivas, como natação, aulas de música, dança, recreação, eventos e passeios. “O espaço é bom e deixar o uso apenas para os colaboradores é desperdício. Com isso, queremos atender a comunidade que é vizinha da empresa no Polo Petroquímico do Grande ABC e promover uma continua parceria com a sociedade”, ressalta Flávio.

Além de toda a infraestrutura do clube, os participantes do projeto social contam com apoio de professores especializados. Outras iniciativas também estão sendo fomentadas pela empresa, como o livro “Jabuti não sobe em árvore”, idéia para demonstrar que tudo tem seu lugar certo. Um grupo de teatro com foco em palestras e programas de conscientização também vem tomando parte da preocupação da companhia com os projetos locais de sustentabilidade.

Reúso de Água

Como empresa competitiva que gera receita e empregos para todo o Grande ABC, a Braskem vem tomando medidas para além dos projetos sociais, no objetivo de reduzir impactos ambientais em suas unidades fabris. A maior fabricante de resinas termoplásticas das Américas tem o foco de elevar a taxa média de reúso de água para 36% neste ano, por meio do projeto Aquapolo. “É um trabalho para gerar economia de água potável, o que culmina em menor impacto nos recursos hídricos. Toda a água que utilizamos no processo de refino é tratada e reutilizada”, destaca Flávio Chantre.

O projeto Aquapolo foi implementado em novembro de 2012 e tem capacidade para abastecer, inclusive, outras indústrias do Polo Petroquímico de Capuava. O processo não envolve apenas os produtos finais, mas distribui a água retratada em todo o processo produtivo. Os resultados do ano passado já mostraram a eficácia da ação: a redução foi de 11% na geração de efluentes e 6% no consumo total de água. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes