Mercedes-Benz anuncia novo investimento em São Bernardo

Durante encontro reservado à imprensa e convidados na fábrica, em São Bernardo, Philipp Schiemer, presidente da empresa desde o dia 1º, destacou que o mercado brasileiro é de alta relevância para os negócios da montadora alemã.

Quase metade do que já se produziu de ônibus e caminhões no Brasil em 50 anos. Essa é a marca da Mercedes-Benz, que comemorou o número histórico de 2 milhões de veículos comerciais produzidos no País, nesta quinta-feira (13/06). Durante encontro reservado à imprensa e convidados na fábrica, em São Bernardo, Philipp Schiemer, presidente da empresa desde o dia 1º, destacou que o mercado brasileiro é de alta relevância para os negócios da montadora alemã. Em 1992, a multinacional atingiu o primeiro milhão de veículos comerciais no País. Em apenas 15 anos, dobrou o número. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Temos a linha mais completa de veículos comerciais do mercado”, afirmou.

Com o foco de que o Brasil é estratégico para o contínuo crescimento da multinacional, Schiemer destacou que mais investimentos serão feitos na planta de São Bernardo e na unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, considerada a mais moderna planta de caminhões da montadora, em todo o mundo. O montante, porém, não foi revelado.

Newsletter RD

O executivo já adiantou que a estratégia da gestão será alicerçada em quatro etapas, focadas no crescimento e na eficiência. “Minha tarefa será fazer a empresa crescer ainda mais, e para isso, vamos trabalhar os pontos de inovação tecnológica, eficiência nos processos, maior agilidade e modernidade, além da manutenção de um time forte e um olhar especial para o cliente, nosso consumidor final”, elencou o executivo.

Desde 1956

A montadora veio para o Brasil em 1956, quando iniciou a produção do caminhão L 312, líder de vendas, com mais de 370 mil unidades fabricadas. Outros modelos também impressionaram o mercado e mantiveram a indústria na vanguarda, como o L113, que vendeu mais de 212 mil unidades. Em 2009, foram produzidos 103.228 caminhões.
Em 2012, para garantir a liderança do mercado, a Mercedes-Benz decidiu renovar a linha de caminhões. A projeção para este ano é de mais de 140 mil. A estimativa no segmento de ônibus é de praticamente o dobro, saltando de 22.495, em 2009, para mais de 40 mil na projeção de 2013.

Do total produzido ao longo da história, os caminhões tomam a dianteira, com 1.370.000 unidades, seguidos pelos ônibus, com 630 mil, número que equivale a mais de 40% de todos os veículos comerciais já produzidos no País. “Isso se deve ao processo produtivo que temos. Nenhuma outra montadora aqui no Brasil tem isso”, atribuiu Schiemer.

Para Stefan Buchner, CEO mundial da Mercedes-Benz Trucks, a empresa não perdeu a liderança do mercado no segmento e o compromisso é manter a posição, dentro de um braço importante da Daimler Trucks, a maior fabricante mundial de caminhões. “Desde 2009, o Brasil tem sido um dos nossos maiores mercados e, certamente, vai impulsionar nosso crescimento global. A empresa segue uma vocação no setor, já que a Daimler fez o primeiro caminhão do mundo. Essa marca que completamos no Brasil mostra que a empresa apostou na estratégia correta”, enfatizou.

Avanço tecnológico

Uma das ferramentas, além do constante avanço tecnológico para chegar aos 2 milhões de veículos e manter a vanguarda, foi a preocupação com o talento humano, segundo o executivo. “A empresa se preocupou em oferecer mais de 450 mil horas de treinamento aos colaboradores em 2012. Também negociamos com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para manter o quadro, mesmo nos períodos complicados”, explicou Buchner. “Queremos continuar nessa estrada, e apesar dos bons resultados, melhorar o desempenho e acertar em todas as fases, desde o desenvolvimento até o pós-venda”, disse.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes