Zé Ferreira projeta eleição de três deputados do PT por São Bernardo

Ferreira deve disputar com a atual deputada do PT, Ana do Carmo, e com o potencial candidato Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, que tem como base o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Um dos nomes fortes para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa por São Bernardo, o vereador Zé Ferreira, do PT, que cumpre o oitavo mandato seguido e atua como líder do Governo na Câmara, afirmou durante entrevista à RDtv que a cidade tem plena condição de eleger três deputados estaduais pela sigla. Ele afirma também que já conta com o apoio do prefeito Luiz Marinho para a jornada, depois de ter sido secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, na primeira gestão petista.

“Estou credenciado para a disputa devido a quantidade de mandatos e pela experiência que tive ao lado do prefeito. Acredito que é possível eleger os três nomes, porque nos momentos mais difíceis, quando tínhamos um número menor de vereadores e sem a Prefeitura, conseguimos fazer dois deputados estaduais, o Wagner Lino e o Djalma Bom. Hoje, com um governo bem avaliado e partidos fortes na aliança, temos condições não só para os de São Bernardo, como também para os de Santo André e Mauá”, avalia. Ferreira deve disputar com a atual deputada do PT, Ana do Carmo, e com o potencial candidato Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, que tem como base o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Newsletter RD

“O prefeito me deu a oportunidade de conhecer o outro lado. Atuei por mais de 20 anos na oposição, mas fazendo isso de forma consciente. E como secretário, passei a ser vidraça. Pude me relacionar com setores muito importantes da cidade e trabalhar para a reconstrução de vínculos familiares. Fazer as políticas afirmativas e o saldo foi muito bom”, relembra Ferreira, para quem o trabalho na liderança do Governo dentro do Legislativo está “tranqüilo”, graças à experiência que adquiriu na Câmara e ao respeito dos colegas. “Independente de ser oposição e do partido, sempre existiu respeito. Por isso, o prefeito me nomeou pela segunda vez como líder”, enfatiza o vereador.

Defensor fiel do prefeito, Ferreira disse que o diferencial de Luiz Marinho é ouvir primeiro a população, antes de levar os projetos ao Legislativo, o que facilita a aprovação. “Com o PPA (Plano Plurianual Participativo) e também pelo Orçamento Participativo, ele ouve as pessoas. Depois, elabora os Projetos de Lei e encaminha à Câmara. Aí dialogamos, respeitando o ponto de vista da oposição, e conseguimos aprovar”, relata.

Diretório Municipal

Articulador também dentro da Executiva Municipal do PT, Zé Ferreira é apontado como condutor no processo que culminou com a eleição de Vanderlei Salatiel, atual presidente da sigla, escolhido no último PED (Processo de Eleições Diretas). Ferreira volta a trabalhar por um nome unânime para o comando da sigla, que será definido no final do ano. “Fui o principal articulador para que ele fosse o presidente do PT. Ele é uma pessoa de peso na região e tinha tudo pra conduzir o partido com maior independência. Agora, estamos buscando um nome em comum para as eleições desse ano”, ressalta o parlamentar.

Ferreria destaca a necessidade de união do partido, com foco nas eleições do ano que vem e também para tentar garantir a sucessão no Paço. “Com o governo que temos, é preciso ter o partido unido para ajudar a consolidar o mandato do Marinho e trabalhar pela bancada de deputados, além do projeto de reeleição da Dilma. Temos que nos reunir e buscar a unidade, mesmo com divergências de idéias. Dentro disso, estou trabalhando para termos uma chapa única para o diretório. É preciso consolidar e trabalhar para fazer o sucessor de Marinho, em 2016. Essa é a nossa responsabilidade”, avalia.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes