Vereador Eduardo Leite foca atenção para o Meio Ambiente

A área Chácara Baronesa, parque estadual na divisa de Santo André com São Bernardo, representa um grande desafio para as administrações locais, inclusive, para o governo do Estado, em especial por se tratar de uma área de extrema importância para o Meio Ambiente. Empenhado nesse tema desde o início de seu mandato, o vereador de Santo André, Eduardo Leite (PT), já realizou audiência pública, em abril, na busca de uma alternativa para o local.

Durante entrevista à RDtv, o parlamentar avaliou que a melhor solução é urbanizar a área. “Ao longo dos anos, o que é um parque tão bonito se transformou em abrigo para usuários de drogas, uma espécie de cracolândia do ABC. É um local que não pode se perder”, explica Leite. Com apoio do vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de São Bernardo, Paulo Dias (PT), as discussões vêm ganhando corpo e o governo Paulista, responsável pela maior parte da área, já estuda investimentos para mudar a situação da Chácara Baronesa.

Newsletter RD

A idéia inicial do governo do Estado é investir na infraestrutura de quadras, playground, pista de caminhada, área de lazer, além da implementação de programas culturais. “A audiência pública permitiu que a população e os movimentos ligados ao Meio Ambiente pudessem opinar sobre o melhor encaminhamento para a área. Mas, acredito que urbanizar e manter as famílias ali, em condições dignas, seja o mais viável”, ressalta Leite, que garante, vai continuar as conversas com o vereador da cidade vizinha, Paulo Dias, e com a Prefeitura de Santo André para definir os próximos passos.

Uma segunda bandeira do parlamentar na área de Meio Ambiente é o Projeto de Lei n° 08/2013, que trata da obrigação de plantio de árvores em calçadas dos prédios públicos. “É algo que já se exige dos munícipes. Muitos reclamam disso, e já que eles têm de respeitar a lei, o Poder Público precisa dar o exemplo. Nada mais justo que a Prefeitura ter isso nos projetos de futuros equipamentos para a cidade”, explica Leite.

Na prática, o projeto visa o plantio de mudas em calçadas dos prédios públicos, tendo como foco a rearborização urbana. “A idéia é que todas as calçadas de equipamentos públicas em projeto obedeçam a essa diretriz”, destaca o vereador. O projeto prevê que a distância entre as plantas não exceda dez metros lineares.

Oposição e CPI

Como membro da bancada de sustentação do prefeito Carlos Grana (PT), o vereador Eduardo Leite afirma que, independente do partido, um parlamentar tem de analisar de maneira crítica as ações do Executivo. “Temos de analisar com cuidado e questionar, se necessário, mesmo os projetos do prefeito, tendo como objetivo central o bem público”, disse. O vereador avalia também que foi precoce instaurar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), que investiga possíveis irregularidades na gestão do ex-prefeito Aidan Ravin (PTB). “O novo mandato mal começou, e já se falou em CPI. É preciso um tempo para entender o processo e aí instalar o que for necessário para apurar as ações, seja de quem for”, enfatiza.

Sobre a oposição, Leite ressalta que o grupo vem fazendo um trabalho responsável na Câmara andreense, sem travar as ações do prefeito. “É importante que haja oposição em um governo. É um exercício da democracia. Mas, ela não pode atrapalhar o andamento da cidade. E isso está acontecendo em Santo André. A prova foi a aprovação, por unanimidade, do Bilhete Único”, avalia.

Eduardo exerce o primeiro mandato, seguindo os passos do pai, Antônio Leite, que foi vereador por duas vezes, entre os anos de 1996 e 2004, e hoje ocupa a Secretaria de Administração e Modernização de Santo André. Apesar da influência paterna para seguir carreira pública, o parlamentar afirma que “em família” não existe interferência de nenhum dos lados. “Eu não opino nas coisas da Secretaria que meu pai ocupa, e nem ele opina sobre meu mandato”, explica. O parlamentar adiantou que, agora, pretende focar esforços e ações, como integrante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, em Políticas Públicas para os jovens do município. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes