Sebrae impulsiona promoção de inovações no Varejo

“O ABC tem uma relevância muito grande no setor. Essas inovações não param de sofrer mudanças e fazer a área crescer”, explica Rodrigo Carvalho, consultor do Sebrae.

Tempos modernos não significam apenas novidades em redes sociais, tecnologia em telefonia e informática ou dispositivos móveis. Tudo isso precisa ser utilizado como ferramenta para promover os negócios. É o que entende o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ao promover o NRF (National Retail Federation) – Retails Big Show, maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, na Associação Comercial e Industrial de São Bernardo. A idéia do evento é basicamente discutir, por meio de palestras e com apresentação de cases de sucesso, os avanços em uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo, o varejo. “O ABC tem uma relevância muito grande no setor. Essas inovações não param de sofrer mudanças e fazer a área crescer”, explica Rodrigo Carvalho, consultor do Sebrae.

O último NRF Retails Show aconteceu em Nova Iorque, em janeiro. Composto por seminário, fóruns de debate, apresentação de cases de empresas mundialmente conhecidas, além da exposição de produtos e tecnologias de última geração, o evento leva aos participantes as principais tendências e tecnologias para avanço dos negócios, com o foco de que inovar não requer grandes investimentos, mas é uma questão de processo. “A idéia é que uma mudança no processo ou um jeito novo de fazer algo pode transformar o negócio, sem necessariamente um aporte financeiro”, destaca Rodrigo.

Newsletter RD

Com a preocupação de alavancar os negócios de varejo em todo o País, o Sebrae vem promovendo o encontro com o apoio de todas as Associações Comerciais do Grande ABC e da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo). O foco é proporcionar aos empresários da região novos conhecimentos sobre como posicionar as empresas em relação às tendências do varejo, antecipando novidades e elevando a competitividade empresarial. “Isso é de grande importância para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais”, enfatiza Rodrigo, que adianta a importância de o empreendedor procurar uma agência do Sebrae para ter amparo nos projetos. “Nosso pessoal têm condições de assessorar os empreendedores no gerenciamento de novos negócios, assim como auxiliar quem pretende ampliar o foco”, diz.

Entre as principais tendências no exterior, Gustavo Carrer, consultor do Sebrae e também palestrante do tema, estima que conciliar as inovações tecnológicas com os anseios do consumidor seja a principal, e se bem utilizada, pode render grandes negócios. “O empreendimento precisa estar alinhado com essa demanda, com as redes sociais, o uso de internet e smartphones, por exemplo, para oferecer serviços e produtos que se encaixam e sejam atendidos por essas ferramentas”, finaliza. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes