Santo André busca alternativas para minimizar trânsito pesado

Em entrevista à RDtv, ele destaca que obras na malha viária, além da monitoria e fiscalização, para prevenir os gargalos, são algumas das ferramentas.

O desafio de vencer a invasão de veículos que congestionam as principais vias da cidade vem levando a Prefeitura de Santo André a novas experiências e tentativas de minimizar os impactos na fluidez do trânsito, segundo Epeus Pinto Monteiro, diretor do Departamento de Segurança e Trânsito.

Em entrevista à RDtv, ele destaca que obras na malha viária, além da monitoria e fiscalização, para prevenir os gargalos, são algumas das ferramentas. O diretor credita parte das futuras mudanças ao Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana da região, entregue pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. O projeto terá 157 intervenções em todo o ABC, com investimentos estimados em R$ 7,8 bilhões. Boa parte das melhorias atenderá ao território andreense.

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Durante participação na 55ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito, sediada em Santo André, Epeus destacou a troca de experiências como forma de implementar projetos satisfatórios. “A presença de autoridades de outras regiões enriquece a discussão e permite a troca de experiências”, enfatiza.

O diretor adiantou que, com a aprovação do Bilhete Único, semana passada pela Câmara Municipal, a cidade terá de se adequar para receber os corredores exclusivos de ônibus, previstos no projeto. “Estamos estudando quais serão essas intervenções, se teremos canaletas exclusivas, por exemplo, mas é certo que isso vai trazer muitas mudanças positivas”, avalia.

A bicicleta também deve ganhar espaço como transporte alternativo em Santo André. “A gente imagina que ela não seja apenas para prática de lazer, como acontece em São Paulo, com as ciclofaixas”, enfatiza. Para viabilizar isso, alguns passeios ciclísticos serão realizados, como forma de chamar a atenção pública para discutir a implantação da novidade.

Rodízio

Diferente da Capital Paulista, que se utiliza do rodízio de veículos nos dias úteis para minimizar os impactos no trânsito, Epeus não acredita que esta seria uma solução eficaz em Santo André. “A gente precisa lembrar que em São Paulo, o rodízio foi adotado inicialmente por uma questão ambiental, para redução dos poluentes. Já houve essa discussão sobre implementar algo parecido no ABC, mas não aconteceu. Em Santo André, não discutimos essa possibilidade”, declara.

Radares

A cidade que já ficou conhecida nacionalmente pela campanha dos adesivos “visite Santo André e ganhe uma multa” deve continuar a se valer dos radares de fiscalização eletrônica de velocidade. Mesmo diante das inúmeras reclamações, que não ficaram no passado, acerca da intitulada “indústria da multa”, pelos próprios moradores, o diretor afirma que a Prefeitura considera o sistema uma forma de garantir a segurança de motoristas e pedestres. “Tudo que tem o objetivo de inibir infrações causa um certo desconforto. Os radares são ferramentas importantes para garantir a segurança nas vias, e sempre que necessário, vamos lançar mão dessa tecnologia”, finaliza.

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