Conselho de Ética recomenda cassação de Luizinho

O Conselho de Ética aprovou, por nove votos a cinco, o parecer que pede a cassação do mandato do deputado Luiz Carlos da Silva (PT), o Professor Luizinho, de Santo André. Muito emocionado, Luizinho disse, um pouco antes do anúncio da decisão, que fará o possível para reverter a situação em plenário. “Não peçam que eu me conforme com o resultado”, afirmou o deputado, dirigindo-se aos integrantes do conselho.

Luizinho relatou que atualmente vive um “pesadelo, uma situação de desonra” e, ao citar a mãe, que, segundo ele, se sacrificou para que o filho se formasse professor, salientou que não vai dar “essa desonra” a ela. O deputado voltou a negar envolvimento com o suposto esquema de “mensalão”. “Podem olhar nos autos e vão ver que eu não tenho envolvimento com mensalão, um esquema que eu não conhecia”, ressaltou.

Newsletter RD

O relator do processo contra Luizinho, deputado Pedro Canedo (PP-GO), porém, disse estar convencido de há realmente envolvimento do petista com o esquema. “Existem contradições em uma história que não foi bem montada”, afirmou.

Segundo Canedo, os candidatos que foram ajudados pelo assessor de Luizinho na pré-campanha ? com dinheiro do empresário Marcos Valério, obtido por meio do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares ? eram doadores nas campanhas de Luizinho.

Canedo acredita também que houve intermediação do deputado para conseguir o dinheiro (R$ 20 mil), usado em pré-campanhas municipais no ABC. O relator acrescentou que Luizinho faltou com o decoro parlamentar “por tentar enganar o conselho”. Luizinho reagiu à acusação, afirmando que não mentiu.

Nove votaram a favor da cassação de Luizinho:

Nelson Trad (PMDB-MS)

Josias Quintal (PSB-RJ)

Júlio Delgado (PSB-MG)

Chico Alencar (PSol-RJ)

Orlando Fantazzini (PSol-SP)

Ann Pontes (PMDB-PA)

Pedro Canedo (PP-GO)

Moroni Torgan (PFL-CE)

Mendes Thame (PSDB-SP)

Cinco votaram pela absolvição:

Edmar Moreira (PFL-MG)

Jairo Carneiro (PFL-BA)

Bosco Costa (PSDB-SE)

Angela Guadagnin (PT-SP)

Benedito de Lira (PP-AL)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes