Deputados se dividem sobre cassação de Luizinho

Os deputados membros do Conselho de Ética estão divididos sobre o pedido de cassação do deputado Luiz Carlos da Silva (PT), o Professor Luizinho, de Santo André, acusado de envolvimento no escândalo do mensalão.

A deputada Angela Guadagnin (PT) anunciou há pouco apresentará voto em separado contra a cassação recomendada no parecer do deputado Pedro Canedo (PP-GO). Também o deputado Benedito de Lira (PP-AL) votará contra a perda do mandato. Lira afirmou que não se deve aplicar a pena máxima nesse caso.

Newsletter RD

Já a deputada Ann Pontes (PMDB-PA) disse que votará com o relator. Ela afirmou que, ao fazer um estudo do caso, encontrou contradições. Segundo ela, embora Luizinho tenha afirmado que não interferiu na negociação entre seu assessor José Nilson dos Santos e o então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, o próprio parlamentar admitiu depois ter conversado com Delúbio sobre a necessidade de dinheiro para a pré-campanha nas eleições municipais em cidades do ABC.

Ann Pontes disse que, embora não tenha intermediado a operação, Luizinho teria também dito ao assessor que seria possível levantar dinheiro junto ao então tesoureiro.

José Nilson dos Santos, ao final, sacou R$ 20 mil das contas do empresário Marcos Valério de Souza, sob orientação de Delúbio. O dinheiro serviu para pagar despesas de campanhas de candidatos do PT no ABC.

Logo depois da manifestação de Ann Pontes, o deputado Edmar Moreira (PFL-MG) anunciou que votará contra o parecer pela cassação.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes