Ex-assessor de Luizinho confirma uso de dinheiro de Marcos Valério em campanha no ABC

Em depoimento nesta quinta-feira (8) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, o ex-assessor do deputado Professor Luizinho (PT-SP), José Nilson dos Santos, confirmou a versão dada no mês passado pelo deputado, e assumiu a autoria do saque de R$ 20 mil da conta do empresário Marcos Valério no Banco Rural para serem destinados ao pagamento da campanha de três pré-candidatos do ABC nas eleições em 2004.

Além disso, Nilson negou participação de Luizinho no repasse desses recursos, confirmando assim a versão dada pelo deputado. “Eu tinha medo de perder o meu emprego, por isso neguei”, disse, ao explicar porque havia negado, em um primeiro momento, que esteve no Banco Rural em São Paulo.

Newsletter RD

Nilson se disse arrependido de ter “quebrado a relação de confiança” que tinha com Professor Luizinho. Afirmou, ainda, que sacou o dinheiro a pedido do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Delúbio Soares, e que, em nenhum momento, desconfiou da origem do recurso. “Eu confiava no Delúbio. Naquele momento eu acreditei que o dinheiro vinha do PT”.

O ex-assessor parlamentar prestou depoimento como testemunha no processo contra o deputado Professor Luizinho. O Conselho de Ética também ouviu outras duas testemunhas no caso: o designer gráfico José Carlos Nagot, responsável pela elaboração das marcas dos três pré-candidatos do ABC, e Daniel Barbosa (um dos três pré-candidatos da região).

Nagot informou que não conhecia Delúbio Soares e que não teve nenhum tipo de relação (pessoal ou profissional) com o deputado petista. Disse também que os R$ 20 mil equivaliam, à época, ao preço de mercado do serviço prestado.

Barbosa, por sua vez, afirmou que foi o ex-assessor parlamentar quem ofereceu o serviço de designer gráfico para a campanha, e negou conhecer o valor a ser pago pelo mesmo. “Nem sabia que o material seria pago. Ele (Nilson) me ofereceu o serviço e eu aceitei”, disse. (Com Agência Brasil ).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes