Diniz Lopes afirma que será candidato a prefeito em 2008

Depois de administrar a Prefeitura de Mauá por 11 meses e seis dias, Diniz Lopes (PL) já definiu seu futuro político: vai se candidatar a prefeito nas eleições de 2008. O liberal assumiu o comando do município em 1° de janeiro, logo após ser eleito presidente da Câmara. Foi a saída que a Justiça Eleitoral encontrou enquanto não se definia o imbróglio jurídico que envolvia o então candidato a prefeito pelo PT, Márcio Chaves, que teve os direitos políticos cassados na semana passada. A decisão do Supremo Tribunal Federal abriu caminho para que Diniz deixasse o governo para Leonel Damo (PV).

“Não sou demagogo. Em 2008 serei candidato a prefeito”, enfatizou Diniz, assim que voltou ao Poder Legislativo. Em uma rápida auto-análise, o ex-prefeito disse que saiu da administração com 60% de aprovação popular, segundo pesquisas próprias, e que agora tem muito mais experiência política. Porém, ainda não sabe se assumirá algum cargo no governo de Damo. “Estou à disposição para conversar”, comentou. O prefeito, por sua vez, disse que vai conversar com Diniz, mas como vereador.

Newsletter RD

Desde o início do ano, Diniz e Damo protagonizaram várias disputas políticas. O começo foi a eleição de Diniz para a presidência da Câmara, o que teve apoio de Damo.

Na época, ambos estavam no mesmo grupo. Como contrapartida do apoio, Diniz nomeou vários correligionários de Damo em seu secretariado. Aos poucos, porém, Diniz começou a substituir algumas das indicações, o que provocou um racha no grupo. “Não foi um racha, só queria colocar a minha marca. Não poderia assumir a Prefeitura para outra pessoa governar”, disse.

O posicionamento do ex-prefeito foi alvo de críticas, principalmente dos que acompanhavam a cerimônia de posse de Damo na terça-feira (6). “Traíra!”, gritavam do auditório da Câmara. “O povo de Mauá nunca foi traído. Também nunca traí ninguém”, respondeu Diniz, durante seu discurso de despedida da administração. Em tom conciliador, Damo afirmou que também nunca criticou o antecessor.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes