Prefeitos-médicos têm o que comemorar no seu dia

Os dois prefeitos do ABC que são médicos por profissão garantem que têm o que comemorar no Dia do Médico, 18 de outubro. Conhecedores dos problemas da Saúde, William Dib (PSB), de São Bernardo, e José Auricchio Júnior (PTB), de São Caetano, relataram algumas das ações de seus governos para amenizar os atendimentos precários. Enquanto aguarda financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para construir um novo modelo na Saúde de São Bernardo, Dib alerta para a discussão de um sistema regional. “Não é possível fazer saúde de qualidade apenas na cidade, porque a migração é o grande fator de desestabilização de qualquer projeto de saúde”, afirmou o prefeito, que aproveitou a ocasião para mandar mensagem para os colegas de profissão. “A categoria precisa estar cada vez mais atenta ao doente e não à doença”, comentou. Cirurgião e endoscopista digestivo com 20 anos de profissão, Auricchio disse que está aprofundando a estrutura do sistema de saúde, aumentando oferta de serviços, a possibilidade de ingresso do cidadão no sistema, com aumento de equipes médicas e de enfermagem. “Acredito que o fato de ser médico facilita na hora de tomar as ações na área da saúde. Eu diria que se não for decisivo, é facilitador”, afirmou.

Curtas……………………

Newsletter RD

Coincidência

O prefeito João Avamileno (PT), de Santo André, acredita que a morte do médico-legista Carlos Delmonte Printes, que fez a necropsia no prefeito Celso Daniel, foi apenas uma coincidência. “Até que se prove o contrário, acho que foi coincidência”, disse. A morte de Delmonte é a sétima envolvendo pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Caso Celso Daniel. Avamileno ainda aposta na tese de crime comum. “Tudo foi investigado e comprovado pelas polícias militar, civil e federal, além do governo do Estado, que na época das eleições (2002) fez campanha na televisão. Não lembra? Caso Celso Daniel: resolvido. Já foi resolvido. De lá pra cá tem esse monte de especulação que até agora não se provou nada”, desabafou Avamileno.

Santo de casa

O secretário Estadual de Turismo, Fernando Longo, tanto fez que conseguiu trazer para São Bernardo o Encontro Regional da Jornada de Desenvolvimento do Turismo Paulista para discutir ação para promover a área na Capital e Região Metropolitana de São Paulo, que reúne 39 municípios. O evento acontece amanhã (21) e sábado (22), a partir das 9h, no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), Km 20,5 da Via Anchieta, em São Bernardo. O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o próprio Longo, além de prefeitos e deputados da região.

Representação

O Ministério Público acatou a representação do vereador Horácio Neto (PSol), de São Caetano, contra a extinção do Ipasm (Instituto de Previdência e Assistência Social Municipal). No fim de setembro, a Câmara aprovou projeto de lei encaminhado pelo prefeito José Auricchio Júnior (PTB) e extinguiu o instituto, que funcionava apenas como assistência médica para funcionários ativos, inativos e pensionistas. Ou seja, não cumpria a função previden-ciária conforme determina a Emenda Constitucional 20. A representação foi acatada pelo promotor Luís Marcelo Bassi.

Febem

A Câmara de Mauá aprovou na terça-feira (18), em primeira discussão, o projeto de lei encaminhado pelo prefeito interino Diniz Lopes (PL) que doa área pública municipal para o Estado construir uma unidade da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor). Avaliado em R$ 374,1 mil, o terreno possui 3,6 mil m² e fica no bairro Sertãozinho, área industrial e próxima ao CDP (Centro de Detenção Provisória). A unidade terá 40 vagas e levará 120, aproximadamente, para ser construída a partir do início da obra, que será realizada pela construtora CVS, escolhida por meio de licitação.

Números

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu ontem (19)por unanimidade reduzir a Selic, a taxa básica de juros da economia, para 19% ao ano, sem viés – o que significa que a Selic permanece neste patamar até a próxima reunião, marcada para os dias 22 e 23 de novembro. A ata da reunião de ontem deve sair dia 27, quinta-feira, às 8h30. No comunicado, o Copom repetiu exatamente o mesmo texto da reunião anterior: “Avaliando que a flexibilização da política monetária neste momento não compromete as conquistas obtidas no combate à inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 19% ao ano sem viés”.

Frases

?Retornamos ao processo de degola. Suponham que tivéssemos no Ministério da Fazenda um titular de mandato eletivo. Não teríamos a possibilidade de vê-lo cassado pela maioria parlamentar apenas para mudar a política econômica do governo? Claro que sim?, frases de Nelson Jobim, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ao declarar seu voto a favor do deputado José Dirceu (PT). Por sete votos a três, o STF rejeitou ontem (19) o mandado de segurança impetrado pela defesa de Dirceu contra o processo de cassação do mandato no Conselho de Ética da Câmara.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes