TJ mantém Valdirene Dardin na prisão

O TJ (Tribunal de Justiça) indeferiu o pedido de hábeas corpus para revogar a prisão preventiva da ex-secretária de Finanças de Mauá Valdirene Dardin, presa desde sexta-feira (30) na cadeia feminina do CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Bernardo. A decisão é do vice-presidente do TJ, desembargador Jarbas João Coimbra Mazzoni, que não acatou os argumentos da defesa em seu despacho assinado na noite de terça-feira (4). O advogado Leonardo Musumecci Filho disse ontem (5) que ainda não sabe o que fazer para tirar Valdirene da cadeia. “Estou tentando achar uma saída”, afirmou Musumecci, pouco antes de se reunir em seu escritório para discutir uma estratégia para o caso.

Apesar de ser formada em Matemática, o que permite prisão em cela especial, Valdirene divide uma cela de 12 metros quadrados com outras presas juradas de morte ou que estão em trânsito, e fica afastada da carceragem. O local tem cinco colchões que são colocados no chão, um chuveiro e uma fossa. A ex-secretária tem recebido visitas de familiares e amigos, que revelaram ao Repórter Diário a ansiedade de Valdirene em deixar a cadeia.

Newsletter RD

A ex-secretária foi denunciada pelo Ministério Público por crime de peculato (apropriação indevida de bens ou recursos públicos) por supostamente ter sacado R$ 230 mil de uma das contas da Prefeitura de Mauá entre 2003 e 2004, período em que o município foi administrado pelo prefeito Osvaldo Dias (PT). Antes de ser presa na semana passada, a ex-secretária prestou depoimento à Justiça e negou as acusações.

A principal dúvida é saber o destino dos recursos retirados dos cofres públicos. Há suspeita de que o dinheiro serviu para o financiamento de campanhas eleitorais do PT ou para pagamento de propina aos vereadores de Mauá durante a legislatura passada. Nenhuma das hipóteses foi confirmada pela investigação feita pelo Ministério Público, principalmente porque a ex-secretária nega que tenha sacado o dinheiro.

Valdirene Dardin tem 38 anos, é casada e não tem filhos. Antes de ingressar na carreira pública, lecionava Matemática em escolas públicas de Mauá. Sua prisão foi decretada no dia 20 de setembro, e ficou foragida até o dia 30, quando prestou seu primeiro depoimento como ré de um processo criminal.

Na ocasião, os advogados de defesa tentaram sem sucesso revogar a prisão preventiva ao apresentar um recurso ao mesmo juiz da 6ª Vara de Mauá, Dirceu Brizola, o mesmo que decretou a detenção de Valdirene. Porém, não souberam explicar o motivo pelo qual a ex-secretária não se apresentou antes, apenas disseram que ela não tinha intenção de fugir.

Amanhã (7) serão ouvidas cinco testemunhas de acusação indicadas pelo Ministério Público.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes