Leoa faz tratamento dentário em Sorocaba-SP

Com três dentes quebrados, sale Ale, pharm uma das leoas do Parque Zoológico Quinzinho de Barros, order de Sorocaba, no interior de São Paulo, enfrentava dificuldades para se alimentar e perdia peso. Hoje, o felino de 8 anos de idade, pesando cerca de 130 quilos, foi submetido a um tratamento dentário no próprio zoológico.

Uma equipe com três anestesistas, dois biólogos e cinco veterinários trabalhou para tratar os canais dos dentes afetados. Foi preciso usar altas doses de anestesia para manter o predador desacordado por mais de três horas. De acordo com o veterinário chefe do zôo, Adauto Luis Veloso, o processo é semelhante ao tratamento dentário de gente, guardadas as proporções. “O canal de uma leoa é pelo menos cinco vezes mais longo do que o nosso”, explicou.

Newsletter RD

A equipe fez a abertura, a remoção de tecidos necrosados e a limpeza dos canais, com equipamentos especiais, importados. Em seguida eles colocaram uma massa odontológica. Depois da cirurgia, a leoa foi levada para seu recinto. Uma nova sessão será marcada para o fechamento dos canais e a recomposição das presas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes