“O sonho não acabou”, diz Regina Maura após sair do PTB

A secretária de Saúde de Rio Grande da Serra, Regina Maura Zetone, tornou oficial a sua saída do PTB, em entrevista concedida na tarde desta sexta-feira (19). A titular foi indicada pelo ex-prefeito e correligionário José Auricchio Júnior para disputar a Prefeitura de São Caetano contra Paulo Pinheiro (PMDB). Derrotada pelo peemedebista com mais de 60% dos votos, a titular optou pela desfiliação após declarações de lideranças do partido creditando exclusivamente a ela a derrota nas urnas nas últimas eleições municipais, resultando no fim da hegemonia petebista de três décadas na cidade.

Regina também apontou a aproximação de alas do PTB com o PMDB como outra razão que tornava sua permanência na legenda desconfortável. “O PTB ficou sem definição na cidade. Deveria ser oposição [à administração do prefeito Paulo Pinheiro], mas dois dos vereadores são líderes de governo”, argumentou, se referindo aos petebistas Jorge Salgado e Paulo Bottura, escolhidos por Pinheiro para defender os interesses do Executivo na Câmara.

Newsletter RD

Sem destino político, Regina afirmou que recebeu mais de 20 convites para se filiar a outras agremiações. Entre elas, o PSDB do deputado estadual Orlando Morando, que apoio a secretária durante a corrida eleitoral, e o PEN (Partido Ecológico Nacional), do ex-vereador Gilberto Costa. Até mesmo dirigentes do PMDB teriam procurado a ex-petebista para oferecer abrigo. No entanto, ela afirmou que quer se manter “independente”. “Ano que vem tem eleição e quero ficar à vontade para apoiar o candidato que eu achar que tem melhor condição de representar nossa cidade”, justificou.

A ex-prefeiturável destacou ainda que integra um grupo de jovens políticos da região, e que tem preferência por apoiá-los futuramente. Entre eles estão o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), o vereador de São Caetano, Fábio Palácio (PR), Orlando Morando e o ex-vereador tucano e atual secretário de Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra (PSD). Questionada sobre os planos para as próximas eleições municipais, a secretária de Saúde foi sucinta: “O sonho ainda não acabou”, disse. Ela não descartou a possibilidade de disputar novamente o Palácio da Cerâmica em 2016.

As notícias dando conta da desfiliação da secretária de Saúde ganharam força após o presidente estadual do PTB e deputado Campos Machado ter dito publicamente que quem perdeu a eleição em São Caetano não foi o PTB, mas sim Regina Maura. A declaração foi dada ao lado de Auricchio, atual secretário estadual de Esportes, que não se manifestou sobre o episódio. Apesar disso, Regina diz que não há tenhum tipo de mal estar com o ex-prefeito, nem uma ruptura direta com o grupo político. A ex-pretebista ressaltou sua gratidão à Auricchio, e afirmou que deve oferecer apoio a ele em 2014, caso as expectativas para que o secretário concorra a uma cadeira de deputado se concretizem. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes