UFABC descarta medicina e empurra campus Mauá para 2014

Por conta do impasse com a aquisição do terreno e posterior elaboração de um projeto pedagógico, Waldman acredita que o campus Mauá da UFABC tomará forma a partir de 2014.

Com promessa de expandir seu projeto pedagógico para toda a região, a Universidade Federal do ABC não lista a criação de cursos na área da Saúde como prioridade, e projeta para o próximo ano a criação de um terceiro campus em Mauá. Em entrevista exclusiva ao RDtv, o reitor Helio Waldman, escolhido para comandar a entidade até fevereiro de 2014, fez um balanço de sua gestão, que inclui a construção de novos laboratórios e a assinatura de convênios com universidades estrangeiras. Ele ainda revelou que tem interesse na implantação de um curso de Artes e Tecnologia.

Promessa de campanha do prefeito Donisete Braga (PT), o campus Mauá da UFABC ainda passa por processo de negociação. O Paço indiciou uma área no Parque São Vicente para a construção do prédio. “A proposta de um campus em Mauá foi debatida no conselho universitário em 2010. Na época, condições para levar a questão adiante foram colocadas. Uma delas diz respeito à preocupação ambiental em relação ao terreno indicado pela Prefeitura, que ainda pertence ao INSS”, explicou o reitor.

Newsletter RD

O prefeito petista pretende acordar com a federal a abertura de um curso para formação de médicos. No entanto, Waldman descartou a hipótese, alegando que o terreno disponível não comportaria o projeto. Além disso, a ideia não está no “horizonte visível” da instituição. “Para criar um curso de Medicina, precisaríamos abrir um bacharelado interdisciplinar na área da Saúde [hoje, a Universidade dispõe de bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Ciências Humanas]. O terreno para o campus em Mauá é muito pequeno para isso”, pontuou.

Embora não esteja nas prioridades da UFABC, o reitor destaca que há cursos na área de Ciência e Tecnologia que apresentam interface com a área da Saúde, como o de Engenharia Biomédica, que será transferido para o campus de São Bernardo, e o de Neurociência, aberto em 2012. “Estamos na frente em termos de Brasil, porque é o primeiro curso que vai formar neurocientistas na graduação, uma área em ebulição”, comentou.

Por conta do impasse com a aquisição do terreno e posterior elaboração de um projeto pedagógico, Waldman acredita que o campus Mauá da UFABC tomará forma a partir de 2014.

Ansioso, Donisete Braga dialoga com o Governo Federal em busca de um desfecho. Nesta quinta-feira (11), em visita ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante, ele reiterou o pedido para a instalação do campus na cidade. O prefeito petista também convidou o ministro para a aula inaugural do curso pré-vestibular que a UFABC promoverá na cidade em parceria com o Paço, a partir de julho. Serão 140 vagas para jovens oriundos das escolas públicas municipais.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes