PF não comenta relatório dos EUA sobre acidente da Gol

O delegado Renato Sayão, cialis que preside o inquérito da Polícia Federal sobre o acidente entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, que deixou 154 pessoas mortas em 29 de setembro de 2006, recusou-se a comentar o relatório da agência americana publicado ontem no jornal The New York Times. ?Isso está alheio à investigação. Se alguém me apresentar algo concreto desse documento, aí posso analisar.?

Segundo Sayão, 95% do inquérito comandado por ele está concluído. O relatório divulgado pela Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, considerou que o acidente foi causado, em parte, pelo fato de o transponder (aparelho que dá a localização exata do avião e está acoplado ao sistema anticolisão) não ter um sistema de alerta para situações em que permanece inoperante.

Newsletter RD

A agência também recomendou que os pilotos americanos de jatos civis sejam informados sobre as circunstâncias do acidente e a atual ?falta de avisos claros? se o sistema deixar de funcionar. A agência americana está envolvida na investigação porque a fábrica do Boeing fica nos EUA e o Legacy, construído pela Embraer, estava sendo levado para aquele país.

Sayão afirmou que, ?até o final do mês nosso trabalho estará fechado.? Ele ressaltou que dificilmente mudará a linha de investigação de que os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paul Paladino, foram negligentes na condução do jato.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes