Donisete fala de projetos e diz que Vanessa deu tiro no pé

Foto: Forlan Magalhães

O prefeito eleito de Mauá, Donisete Braga (PT), concedeu nesta segunda-feira (29/10), em escritório localizado na rua Sorocaba, sua primeira entrevista coletiva após o término da corrida eleitoral do município, onde se sagrou como vencedor ao obter 57,14% dos votos, ante 42,86% de sua adversária Vanessa Damo (PMDB).

Além de reafirmar as intenções para o primeiro ano de seu mandato, com a busca de apoio do governo estadual e federal para as áreas da saúde e educação, Braga também avaliou as recorrentes polêmicas surgida durante o pleito, e considerou que Damo “deu um tiro no pé” ao, segundo ele, privilegiar este tipo de tática.

Newsletter RD

“Foi uma campanha muito violenta, que chegou a nos preocupar em determinados momentos. Mas, a população mauaense mostrou nas urnas que não aprova este tipo de conduta e nos deu a vitória. Minha oponente buscou este caminho e se perdeu; acabou fazendo sua própria anticampanha”, afirmou o petista. “Nós optamos por uma campanha propositiva e não subestimamos nossos eleitores. Historicamente, a cidade sempre tem segundo turno, mas conseguimos com segurança conquistar até os eleitores que não votaram em nossa candidatura no primeiro turno”, completou Braga, que também agradeceu ao apoio do ex-prefeiturável Átila Jacomussi (PPS) e ressaltou sua importância na transferência de votos da fase final das eleições.

O prefeito eleito também revelou já ter reuniões marcadas em Brasília com os ministros da Educação, Aloísio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, e Planejamento, Miriam Belchior, para tratar da implantação do Campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) e de CEU´s (Centros de Educação Unificados), para buscar investimentos em equipamentos de saúde e em obras de estruturais e de moradia, respectivamente.

Minoria na Câmara

Quando indagado sobre o fato da coligação de Vanessa Damo ter alcançado maioria na Câmara e se isso lhe causava algum tipo de receio em ver o clima quente das eleições ser levado para o Legislativo, Donisete Braga demonstrou tranquilidade. “Trata-se de um poder democrático e autônomo, faremos a articulação para a formação da Mesa Diretora, mas sempre respeitando esta condição. Ao mesmo tempo que não possuímos nenhum vereador inexperiente, não creio que a base de oposição queira prejudicar um governo que nem começou”, considerou.

Transição e Secretariado

Em relação à formação da equipe de transição entre a administração de Oswaldo Dias (PT) e a de sua gestão, Braga alegou que respeitará o término do mandato de Dias e que começará a definição dos nomes escolhidos a partir da próxima segunda, mesmo prazo repassado para o início da discussão dos secretários de sua administração. “Iremos reunir nossa coordenação e definir os nomes através de questões políticas e técnicas, para definir com calma um cronograma de divulgação”, cravou, sem negar que nomes como o de Atila Jacomussi e do próprio Oswaldo Dias possam ocupar algum cargo.

Ligação de Leonel

Ainda sobre a tensa disputa com Vanessa, Donisete afirmou esperar que a deputada estadual continue a trabalhar pela cidade e a enviar emendas que favoreçam Mauá. “Minha missão é governar para todos e ela está inserida neste contexto, pois mora no município. Como deputada, ela deve pensar no cargo que ocupa e nos ajudar”, declarou. “Espero que também possa fazer o mesmo que seu pai (o ex-prefeito Leonel Damo), que me ligou desejando boa sorte”, finalizou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes