Com 60,4% dos votos válidos, Lauro Michels é o novo prefeito de Diadema

Apesar da ruptura, o verde afirmou que manterá as políticas petistas que surtiram efeitos positivos na cidade.

Festa verde e fim da hegemonia petista em Diadema. O vereador Lauro Michels (PV) foi eleito o novo chefe do Executivo municipal na tarde deste domingo (28/10), com 60,44% dos votos, ante 39,56% do atual prefeito e candidato a reeleição Mário Reali (PT).

Em frente ao comitê do recém-eleito, centenas de militantes comemoravam os resultados, que Michels encabeçou durante toda a apuração. O verde garantiu 145.084 mil votos, e assumirá o Executivo a partir de 2013, após 30 anos de PT no comando em Diadema.

Newsletter RD

Apesar da ruptura, o verde afirmou que manterá as políticas petistas que surtiram efeitos positivos na cidade. “Todas as políticas que estão dando certo nós vamos olhar com carinho. Nós não vamos cortar nada que seja em benefício da população. O que nos iremos cortar é uma corja de cabide de empregos de 35%, que está engasgado, para investir em saúde e educação”, prometeu.

O prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), a ex-candidata ao Paço de Diadema Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB) e os deputados estaduais Regina Gonçalves (PV) e Orlando Morando (PSDB) também marcaram presença na festa da vitória.

Mais de 260 mil pessoas comparecem às urnas no encerramento dessas eleições. O número de abstenções chegou a 18,15%. Votos nulos totalizaram 5,11%, e brancos, 3,34%.

Programa de governo

Entre as principais propostas de Michels está a instituição de cursinhos pré-vestibulares para que os jovens de baixa renda do município possam ter acesso à universidade.

Ainda na área da educação, o verde promete criar seis novas creches, sendo uma delas 24 horas, para mães e pais com jornadas noturnas de trabalho, além de abrir as escolas aos finais de semana para atividades culturais.

Michels ainda indica a elaboração de um plano de cargos e salários para profissionais da saúde, educação e segurança. Além disso, o prefeito eleito promete pleitear, junto ao governo do Estado, a garantia de integração gratuita nos terminais de trólebus de Diadema.

Histórico

Advogado e especialista em direito empresarial e gestão econômica, Lauro Michels Sobrinho nasceu em São Caetano, mas vive em Diadema há 30 anos. Sobrinho-neto do ex-prefeito de Diadema Lauro Michels, o novo chefe do Executivo foi eleito vereador por dois mandatos (2004 a 2008 e 2009 a 2012)

De cabeça erguida

Após perder Diadema, um dos redutos petista no ABC, para o verde Lauro Michels, Mário Reali compareceu ao seu comitê político, no Centro de Diadema, para agradecer os votos e o apoio da militância durante a disputa eleitoral. De cabeça erguida, o petista afirmou que acompanhará a gestão do prefeito eleito na expectativa de manter as políticas sociais implementadas na cidade durante as gestões petistas.

“Nós perdemos uma batalha, não perdemos a guerra. A história de Diadema se confunde com a história do PT, com muitas conquistas sociais, e a nossa luta vai ser acompanhar esse governo para não perder esse patamar social. E vamos acompanhar os compromissos que o candidato assumiu com a cidade e cobrá-lo”, declarou.

Para isso, o petista afirmou que contará com o apoio dos seis vereadores eleitos pelo PT nessas eleições, e buscará manter diálogos com os 15 vereadores de sua base de sustentação, além dos partidos coligados.  

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes