Salles diz que manteve a linha de conduta ao apoiar o PT

O candidato do PT à Prefeitura de Santo André, Carlos Grana, recebeu na manhã deste sábado (13), o apoio formal de Raimundo Salles (PDT) para a continuidade do segundo turno do pleito eleitoral do município, que será decidido no próximo dia 28. Terceiro colocado no primeiro turno, com 13,42% dos votos computados, Salles detém, na teoria, o maior potencial de transferência de votos da cidade entre os ex-prefeituráveis, o que pode tornar a candidatura de Grana, que venceu o primeiro turno, com 42,85 %, ante 37,23% do prefeito Aidan Ravin (PTB), ainda mais forte. O anúncio foi realizado no comitê do PDT, localizado na região central da cidade, que agora passar a adquirir a classificação de comitê suprapartidário da aliança.

Durante os discursos, ficou clara a intenção de contornar o desconforto causado pelo posicionamento agressivo adotado por Salles no decorrer de toda a campanha do primeiro turno, onde fez uso de referências e alusões sobre o julgamento do Mensalão e buscou atrelar a imagem de Carlos Grana a de outros nomes condenados recentemente por corrupção neste processo.

Newsletter RD

“Esse apoio é muito natural e coerente, já que o PDT e o meu aliado sempre manifestaram o interesse em promover a renovação em nossa cidade, que está tão abandonada. Os fatos que ocorreram no primeiro turno fizeram parte do processo eleitoral e estiveram dentro da normalidade de uma competição”, afirmou Grana.

Salles diz que manteve a linha de conduta

O ex-candidato a prefeito Raimundo Salles fez suas considerações, ao afirmar como “orgânico” o apoio declarado. “Esta nova aliança é muito natural, já que meu partido já havia definido este apoio caso não fôssemos para o segundo turno. Sempre quis vencer as eleições, mas o PT representa hoje a melhor escolha para esta cidade que tanto amo”, definiu.

Salles afirmou ainda que sempre manteve a linha de conduta durante o processo e lembrou da conversa inicial com o prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) antes do processo eleitoral. “Fui secretário de Comunicação durante sete anos no governo William Dib (PSDB) e nunca fiz uma crítica sequer”. Disse que nunca gravou ninguém e não deixou de deixou rastro de traição e nunca se vendeu. “Para a pessoa que infiel não merece respeito da classe política. É preciso ter linha de conduta. O mundo dá voltas e não tenho medo de minhas posições”, disse ao justificar sua decisão de apoiar o Carlos Grana, apesar de ter feito parte de partidos de oposição ao PT.

Santo André está sem prefeito há quatro anos, alfineta Marinho

Além de Carlos Grana e Raimundo Salles, também estiveram presentes no evento, a candidata à vice-prefeita da chapa, Oswana Famelli, o coordenador regional do PDT, Cícero Martinha, e o prefeito reeleito de São Bernardo, Luiz Marinho, que aproveitou o espaço reservado à sua fala para criticar o prefeito Ravin e sua gestão frente à Prefeitura.

“Santo André está sem prefeito há quatro anos. Falta competência na administração e participação popular nas decisões”, avaliou. “Estarei com o Grana sempre que precisar, pois sei que é o melhor para a cidade. Os munícipes já demonstraram o desejo de mudança e tenho certeza que isso ocorrerá”, projetou.

Caminhada

Após o anúncio da aliança, os políticos caminharam pela rua Senador Fláquer e pelo tradicional centro comercial da rua Oliveira Lima, onde ouviram muitas reclamações em relação à conservação do espaço e à falta de segurança no local.

Panfleto de Aidan

Sem contar com o apoio de nenhum dos ex-prefeituráveis até aqui, a campanha do prefeito Aidan Ravin se concentra em atacar a candidatura petista. Neste sábado (13/10), diversos militantes entregavam panfletos onde os nomes condenados no julgamento do mensalão, como o do publicitário Marcos Valério e do ex-ministro José Dirceu, eram atrelados à figura de Carlos Grana e a do PT.

Veja outros vídeos:

Discurso de Luiz Marinho

Discurso de Cícero Martinha

Discurso de Carlos Grana 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes