Disputa pelo Paço chega à Justiça

Com a oitava edição em 2012, o Festival do Chocolate movimenta a economia de Ribeirão Pires / Foto: Forlan Magalhães

Ribeirão Pires é a única cidade do ABC que ostenta o título de estância turística. Mas o clima de interior da cidade, que conta com parte da Represa Billings e matas, só figura no centro das atenções do ABC geralmente entre julho e agosto, quando é realizado o tradicional Festival do Chocolate. Além de manter o sucesso do evento gastronômico, o futuro prefeito terá ainda a missão de administrar o orçamento de R$ 211 milhões, investir em políticas para atrair empresas e, consequentemente, gerar mais empregos. Assim como nos demais municípios da região, candidato ao Paço de Ribeirão vai precisar priorizar os serviços de saúde para reduzir a fila de espera por atendimento médico especializado.

Mas ao contrário do clima tranquilo da cidade, a temperatura da campanha eleitoral na cidade está nas alturas. Isso porque os candidatos Saulo Benevides (PMDB) e Edinaldo de Menezes, o Dedé da Folha (PPS), levaram a disputa pela Prefeitura de Ribeirão Pires para a Justiça.

Newsletter RD

Apesar de continuar em campanha, Dedé já está fora da disputa, de acordo com as decisões da Justiça Eleitoral de Ribeirão Pires e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que enquadraram o candidato na Lei da Ficha Limpa. O candidato do PPS tentou reverter a situação, mas o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, rejeitou recurso e manteve a impugnação da candidatura de Dedé, acusado de abuso de poder econômico. Em 2004, Dedé disputou uma vaga na Câmara e teria usado o jornal Folha de Ribeirão Pires, que pertence a sua família, para promover sua campanha.

A ação que denunciou a irregularidade de Dedé foi movida pela coligação “Mudar para Melhor”, liderada pelo também prefeiturável Saulo Benevides (PMDB), que ainda teve de dar explicações à Justiça. Benevides foi acusado por Dedé de cometer irregularidade eleitoral ao distribuir com veículo da campanha um jornal na cidade como se fosse propaganda eleitoral. Na última terça-feira (2), promotor eleitoral Abner Castorino considerou que a ação de Dedé, que pede a cassação de Saulo, é improcedente, visto que as matérias veiculadas pela publicação não caracterizam benefício ao candidato.

Pesquisas
Com 34,6%, Saulo Benevides lidera a pesquisa de intenção de voto, de acordo com o levantamento realizado pelo Diário do Grande ABC em 25 de setembro. O peemedebista, que atualmente ocupa uma cadeira na Câmara de Ribeirão, tem como cabo eleitoral o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Paulo Skaf. Também filiado ao PMDB, Skaf garantiu articulação da Fiesp para trazer indústrias para o município.

Em segundo lugar na pesquisa está a petista Maria Inês Soares, com 22,3% do apoio do eleitorado. Prefeita entre 1997 a 2000 e 2001 a 2004, Maria Inês tenta voltar ao Paço de Ribeirão Pires e, para isso, conta com o apoio de Jorge Hereda, presidente da Caixa Econômica Federal. No dia 15 de setembro, Hereda esteve na cidade para fazer campanha para sua ex-chefe. O presidente do banco estatal respondeu pela Pasta de Desenvolvimento Sustentado de Ribeirão Pires no primeiro mandato dza petista Maria Inês Soares.

Tecnicamente empatado com Maria Inês, Dedé da Folha aparece em terceiro lugar na pesquisa de intenção de voto, com 21,5% do apoio do eleitorado. Mas caso não consiga suspender a impugnação da candidatura, os votos para Dedé serão anulados – o que só favorece o primeiro colocado Saulo Benevides. Alberto Ticianelli, o primeiro candidato do Psol à Prefeitura, fecha o ranking da pesquisa de intenção de voto, com 1% do eleitorado.

Com 87.318 eleitores, Ribeirão Pires é um dos três municípios do ABC que não terão segundo turno. Assim como São Caetano e Rio Grande da Serra, a cidade não tem os 200 mil eleitores para provocar a disputa pelo Paço por apenas dois candidatos.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes