Paulo Pinheiro deve ser o novo prefeito

São Caetano tem 747 famílias morando em cortiços / Foto: Renan Santiago

A expectativa de acirrada disputa eleitoral em São Caetano começou a esmorecer em setembro, quando pesquisa realizada pelo IBOPE apontou a preferência de metade do eleitorado do município pelo candidato Paulo Pinheiro (PMDB), enquanto a prefeiturável governista Regina Maura (PTB) ficava com 32% das menções, 3% abaixo do registrado um mês antes. Na mesma pesquisa, Fernando Turco (PSOL) obteve 1% da preferência.

Neste período, a cidade já não contava com a alternativa petista oferecida pelo candidato Edgar Nóbrega, que se viu obrigado a desistir de sua candidatura após a divulgação de vídeo em que supostamente oferecia o apoio de sua legenda à administração de José Auricchio Júnior.

Newsletter RD

Divulgado pelo candidato a vereador pelo PCdoB, Éder Xavier, as imagens também envolviam o ex-secretário de governo da Prefeitura, Tite Campanella, que acabou sendo desonerado do cargo.

O fato contribuiu para que a disputa ficasse ainda mais polarizada entre Pinheiro e Regina, já que Fernando Turco não possuía o mesmo orçamento destinado para a sua campanha e consequentemente não conseguiu atingir a mesma força das candidaturas de seus adversários.

Pinheiro, que só saiu do PTB e ingressou no PMDB após ter sido preterido pelo grupo de Auricchio ideal para a manutenção do governo petebista na cidade, acabou demonstrando mais carisma e rapidamente desmontou a confiança da legenda na reeleição em Regina, ao despontar nos levantamentos eleitorais e abrir cerca de 20 pontos percentuais de diferença para sua principal concorrente, condição que não deverá subvertida, pois a cidade não possui mais que 200 mil eleitores, o que impossibilita a realização de segundo turno no município.

Debates
Mesmo com orçamento estimado em R$ 901 milhões, e sendo a cidade brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, diversos problemas foram discutidos nos debates realizados no município. Como ocorreu em todas as cidades da região, a saúde foi assunto constante nos discursos dos candidatos. Enquanto os líderes das pesquisas, e médicos de formação, prometiam melhorias, mas não reformas estruturais, Turco atacava o convênio firmado entre a Prefeitura e a Fundação ABC e defendia a contratação direta dos profissionais de saúde. Além de também apontar a estreita ligação de seus concorrentes com o Auricchio e a falta de transparência nas ações do governo, e na relação com seus respectivos comissionados.

Cortiços
O fato de 747 famílias de São Caetano ainda morarem em cortiços também foi outro aspecto muito explorado na fala dos postulantes ao Paço. Como a cidade também carece de áreas para a construção de moradias, os planos para a resolução desta questão se resumiram a projetos de revitalização dos cortiços ou construção de novas habitações novas, através da realização de parcerias público-privadas e junto ao governo estadual e federal.

Enchentes
Outro problema que assola alguns pontos da cidade e que também foi levado para a discussão pública diz respeito às enchentes. No bairro Fundação, por exemplo, os moradores são obrigados a instalar comportas que chegam a mais de 1,5m de altura. “

Em suas considerações, o candidato Fernando Turco afirmou esperar que o piscinão Jaboticabal resolva uma parcela do problema, mas que obras de microdrenagens devem ser feitas para aliviar as áreas menores que também ficam alagadas.

Paulo Pinheiro defendeu que o principal órgão a interferência do Estado como ponto primordial para as enchentes, ao defender a proposta de que a retenção das águas deve ser realizada já nas origens das cidades onde o problema se inicia, e que em sua administração buscaria o apoio dos municípios vizinhos.

Já Regina Maura destacou a intenção de realizar mais obras neste sentido, como a elevação da ponte São João Batista, no bairro Mauá, que permitiria a construção de um muro na margem do rio, como foi feito no bairro são José, além de garantir a implantação do piscinão Oratório, que reduzirias as enchentes no bairro Fundação.

Mobilidade
Com uma frota de mais de 88 mil carros e fazendo fronteira com os municípios de Santo André, São Bernardo e São Paulo, o que aumenta ainda mais os congestionamentos nos horários de pico, o caos no transito também esteve presente na corrida eleitoral.

Promessas como a implantação do bilhete único e a construção de ciclovias foram iniciativas defendidas de maneira unânime pelos candidatos.

Troca de farpas
A iminência do desfecho do processo eleitoral já no primeiro turno fez com que a reta final da campanha em São Caetano fosse marcada por polêmicas de cunho pessoal levantadas principalmente nas redes sociais.

Questionamentos à religião, à honestidade e até mesmo à autonomia política de Paulo Pinheiro e Regina Maura surgiram de maneira quase inesgotável no Facebook, o que fez com que a guerra entre militantes e simpatizantes dos dois candidatos passasse também para o meio virtual.

Até mesmo os perfis oficiais dos dois prefeituráveis chegaram a se manifestar sobre determinadas situações, o que alimentou ainda mais a reverberação de assuntos que não contribuíram em nada para o processo eleitoral da cidade. (Colaborou Nathália Blanco).
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes