
Legenda com o maior número de filiados no ABC – 43,1 mil, o PT realizará neste domingo (06/07), o Processo de Eleição Direta (PED), que vai definir as direções municipais, estaduais e nacional do partido. A eleição interna ocorre em meio aos debates sobre os caminhos do Partido dos Trabalhadores para a eleição geral de 2026. No ABC, algumas cidades contam com disputas de algumas chapas para a presidência e em outras existem candidaturas únicas.
Em Ribeirão Pires, a vereadora e atual presidente do diretório municipal, Fernanda Henrique, é a única candidata ao cargo. A votação ocorrerá na sede da legenda na cidade (avenida Francisco Monteiro, 38). Em Rio Grande da Serra, Anita Ramos é candidata única para presidência. A votação ocorrerá na sede da Câmara (rua do Progresso, 251). Em São Caetano, Tião Vieira é o candidato único. A votação ocorre na subsede da Apeoesp (rua Rio Grande do Sul, 177).
Única cidade em que o partido conta com prefeito no ABC e o segundo maior diretório da região com 9.810 filiados, Mauá contará com uma disputa que envolve o deputado estadual Rômulo Fernandes e o suplente de vereador Luiz Cuer. A votação ocorrerá na sede da legenda na cidade (rua Santa Helena, 248).
Maior diretório do PT na região com mais de 11,5 mil filiados, Diadema conta com o ex-vereador e ex-secretário Zé Antônio, e Lício Lobo como os candidatos a presidente. A votação ocorre na Câmara Municipal (avenida Antonio Piranga, 474).
Em Santo André serão três candidaturas: Serginho Virginio, Aylton Affonso e Eric Silva. A eleição ocorre no plenário da Câmara Municipal (Praça IV Cenário, s/n). Em São Bernardo, dois nomes estão na disputa pela presidência: Max Pinho e Lidney Soares. A votação ocorre na sede da legenda (rua Tapajós, 3).
No diretório paulista do PT são quatro candidaturas protocoladas: Antonio Donato, Claudinho Silva, Kiko Celeguim e Jandyra Uehara. A votação ocorre entre às 9h e às 17h. Em caso de segundo turno, uma nova votação ocorrerá no dia 20 de julho.