
A programação de férias de educação ambiental promovida por Santo André terá atividades em parques e unidades de conservação da cidade durante o mês de julho. A agenda inclui visita monitorada, brincadeiras na natureza e ações do evento “Um Dia no Parque”, da Rede Pró-UCs (Unidades de Conservação).
Para mostrar o processo de produção das mudas utilizadas no paisagismo urbano de Santo André, no dia 17 de julho ocorre uma visita monitorada ao Viveiro Municipal, localizado na área do Parque Natural do Pedroso. O viveiro é administrado pela Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.
Os parques Central e Regional da Criança abrem as portas para que as crianças possam – literalmente – brincar na natureza. Nos dias 18 e 25 (respectivamente), das 14h às 16h, os pequenos poderão participar de vivências que permitem incentivar a conexão com o meio natural e reconhecer a importância socioambiental destes espaços.
Dia no parque
Idealizado pela Rede Pró-UC, o projeto “Um dia no parque” acontece no dia 20 de julho e é uma data para celebrar as unidades de conservação nacionais por meio de atividades integradas em todo o país. A agenda visa conscientizar os visitantes para a importância destes espaços, com o objetivo de fomentar o ecoturismo, a sensibilização ambiental e o fortalecimento das áreas protegidas.
Em 2025, o tema do encontro é “Protegendo o que nos conecta”, em comemoração aos 25 anos do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) e ao Dia do Amigo (dia 20).
Santo André participa pelo segundo ano consecutivo do encontro e reúne atividades no Parque Natural do Pedroso e no Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba, ambos considerados unidades de conservação de proteção integral.
No Pedroso, das 9h às 16h, jovens e adultos poderão participar da inédita trilha até a terceira torre do antigo teleférico e a criançada conta com brinquedos gigantes, apresentação musical e oficinas de carimbos naturais e cartão do amigo protetor. Todas as atrações são gratuitas e, com exceção da trilha, não é necessário inscrever-se antecipadamente.
Já em Paranapiacaba, o Parque Nascentes oferta diversas trilhas que saem a partir do Centro de Visitantes. Ao contratar o serviço de um dos monitores ambientais (valores pagos à parte diretamente para os monitores), o público pode conhecer as trilhas do Mirante, da Pontinha, da Água Fria ou da Comunidade. O agendamento prévio e contato com os monitores deve ser feito pelo site https://www3.santoandre.sp.gov.br/.
Além disso, uma trilha especial leva o público a experimentar o pôr do sol dentro do Parque Nascentes de Paranapiacaba, com saída às 15h30 do Centro de Visitantes. No mirante, é possível também avistar parte da Serra do Mar, da Baixada Santista, do complexo rodoviário Anchieta – Imigrantes e o pólo industrial de Cubatão. Para participar, é obrigatório levar lanterna com bateria para – no mínimo – uma hora e meia de duração.
Serão disponibilizadas 15 vagas gratuitas, com agendamento prévio pelo e-mail parquenascentes@gmail.com. Quem não conseguir vaga gratuitamente, pode agendar participação na trilha diretamente com um monitor ambiental, ao custo entre R$ 60 e R$ 80.
As inscrições para as atividades da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, além de outras informações já estão disponíveis no site www.semasa.sp.gov.br/educambiental.