Educadores da região participaram do 1º Encontro Regional dos Formadores Locais da EJA (Educação de Jovens e Adultos), em São Bernardo, no dia 30 de junho. O encontro faz parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA. Ao RDtv desta quarta-feira (02/07), integrantes deste grupo falaram sobre a importância da valorização dos profissionais que trabalham nesta modalidade de ensino e as necessidades por um maior avanço nas políticas educacionais.
O encontro em São Bernardo serviu para repassar a formação recebida por quatro formadores regionais e discutir uma série de assuntos importantes sobre aqueles que trabalham nesta modalidade de ensino.
“A gente percebe que há um sentimento compartilhado por esses profissionais de diferentes municípios. Então, embora atuemos em cidades diferentes, em sistemas diferentes, existem sentimentos que são compartilhados. A gente fez um círculo de cultura, essa é uma metodologia inspirada no Paulo Freire e é importante citá-lo, ele é o nosso patrono, patrono da educação brasileira, mas em especial porque toda a história do Paulo Freire está imbricada diretamente com a educação, na época, chamada educação de adultos, que desde a LDB a gente tem chamada de educação de jovens e adultos.”, diz Diego Satyro, articulador regional do Pacto Nacional.

Segundo o Ministério da Educação, o Pacto Nacional conta sete metas nacionais: alcançar 900 mil estudantes do Programa Brasil Alfabetizado (PBA); 100 mil jovens de 18 a 29 anos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem); 540 mil estudantes beneficiários do Pé-de-Meia EJA; 190 mil estudantes do sistema prisional; 10 mil alunos da Universidade Aberta do Brasil formados; 60 mil educadores populares; e 3 mil escolas com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola.
Entre os pontos em debate neste momento está a atualização das diretrizes curriculares. A última atualização ocorreu em 2001. “Essa diretriz curricular, ela está em elaboração. Nós tivemos, então, pelo Círculo de Cultura das Diretrizes Operacionais, diretrizes curriculares, uma informação pela conselheira nacional, Mariana Rosa, que nos traz a notícia de que a Universidade Federal de Pernambuco está nessa elaboração, fazendo consultas aos municípios, às comunidades, para fazer essa primeira elaboração de um texto propositivo que irá, então, à consulta pública e também pelas audiências.”, explica Izaura Naomi, pesquisadora e integrante do Fórum Paulista da EJA, professora em Mauá, orientadora pedagógica em São Bernardo e formadora regional do Pacto Nacional.