ABC - terça-feira , 8 de julho de 2025

Secretário celebra integração de forças de segurança em São Bernardo

Com quase seis meses no cargo de secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, o Major Topalian, ressalta os avanços na área após a autorização para que a Guarda Civil Municipal tenha poder para realizar o policiamento ostensivo dentro da cidade. Ao RDtv, o chefe da Pasta ressalta a melhora para combater os pancadões na cidade e pede que os munícipes façam as denúncias para que os dados possam ser usados da melhor forma para avaliação das ações necessárias.

Desde fevereiro, as Guardas Civis Municipais (GCMs) podem realizar o chamado policiamento ostensivo, ajudando as demais forças de segurança oriundas do Estado ou da União. “Essa mudança vem segmentar algo que já acontecia na prática que é a visualização da Guarda como uma força de segurança que a população vê e confia.”, inicia o secretário.

Newsletter RD

“O que realizamos nesses cinco meses de mudança, dentro dessa nova gestão do prefeito Marcelo Lima, é que ela cada vez mais trabalha integrada com as forças de segurança do Estado, fazendo cada um o seu papel constitucional e melhorando cada vez mais o atendimento prestado para a população.”, segue Topalian.

Antes de integrar a equipe de São Bernardo, Topalian trabalhava junto a Secretária Estadual de Segurança Pública (Foto: Reprodução/RDtv)

Para o chefe da Pasta atualmente um dos principais desafios das forças de segurança é o combate aos crimes contra o patrimônio, principalmente roubos e furtos. Na sua visão, a união entre GCM, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária pode potencializar cada vez mais esse combate, principalmente através da análise dos dados, o que ocorre a partir das denúncias realizadas.

Aliás, Topalian aponta a necessidade de incentivar cada vez mais a população em denunciar os crimes que ocorrem na cidade como uma forma de gerar a base para as ações de combate que são feitas pelas forças de segurança. Um dos exemplos é o combate aos pancadões. Segundo dados apresentados pelo secretário durante a entrevista, 14 mil pessoas foram dispersadas de festas irregulares na cidade.

“Analisando os dados da Secretaria verificamos a necessidade de melhorar o atendimento. Tínhamos políticas publicas no Município, mas precisávamos melhorar a integração e a ação com inteligência.”, diz o secretário sobre a operação ‘Dorme Bem’.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes