
O futuro do Palmeiras no Mundial de Clubes passa por estratégias que o técnico português Abel Ferreira terá de adotar no jogo contra o Inter Miami na segunda-feira (23/06), às 22h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, pela terceira e última rodada do Grupo A.
O técnico pode ter o desfalque do volante argentino Aníbal Moreno. Um dos jogadores mais elogiados do Palmeiras neste Mundial de Clubes tem um edema na coxa direita e talvez não tenha condições de jogar contra o Inter Miami.
Abel Ferreira pode optar pelo uruguaio Emiliano Martínez como alternativa para o time titular. No entanto, há outras preocupações para o treinador. No Mundial de Clubes, quem receber dois cartões amarelos fica suspenso do jogo seguinte. Os cartões só são zerados após as quartas de final.
Os cartões também servem como critério de desempate. O Palmeiras já recebeu sete cartões, enquanto o Porto, seu concorrente por uma vaga nas oitavas, levou apenas dois. Se o Palmeiras perder por 2 a 0 para o Inter Miami e o Porto vencer o Al-Ahly por 1 a 0, haverá empate entre brasileiros e portugueses em todos os critérios prévios, e então a soma de cartões decidirá quem avança. No cenário atual, o Porto leva vantagem.
No Palmeiras, estão pendurados Gustavo Gómez, Felipe Anderson, Agustín Giay, Joaquín Piquerez, Richard Ríos, Raphael Veiga e o técnico Abel Ferreira. Se um desses atletas receber cartão amarelo contra o Inter Miami, será desfalque certo nas oitavas de final em caso de classificação.
Destes atletas, quatro são titulares incontestes do Palmeiras: Giay, Gómez, Piquerez e Ríos. Se Abel optar por poupá-los, terá como opções escalar Marcos Rocha, Bruno Fuchs, Vanderlan e Lucas Evangelista. Com Messi do outro lado do campo, o time alviverde certamente terá de parar o jogo com falta para evitar o avanço do argentino.
O Palmeiras lidera o Grupo A com quatro pontos, mesma soma do Inter Miami, vice-líder (atrás no saldo de gols, 2 a 1). Porto e Al-Ahly têm um ponto cada.