
A primeira onda de frio do inverno de 2025 deve começar a ser registrada a partir de segunda-feira (23/06), segundo a Climatempo. Esta será a terceira sequência de baixas temperaturas do ano.
A estação começou oficialmente na sexta-feira (20). Entre domingo (22) e segunda-feira (23), há previsão de frente fria acompanhada de ciclone, conforme a empresa de meteorologia.
“Este sistema é amplo e deve causar impactos mais significativos no país. Na segunda-feira (23), o ciclone se intensifica no oceano e provoca ventos fortes nos Estados do Centro-Sul do Brasil”, informou a Climatempo.
Apesar de não atingir diretamente o continente, o ciclone deve gerar rajadas de vento intensas, inclusive em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ainda na segunda-feira (23), uma nova massa de ar polar avança pelo interior do país e provoca queda acentuada nas temperaturas.
“Teremos dois pulsos de ar frio nos próximos dias. A nova onda de frio se instala a partir de segunda-feira (23), com duração até sexta-feira (27). Essa primeira massa de ar polar afeta os três Estados da Região Sul e Mato Grosso do Sul”, projeta a Climatempo.
No Estado de São Paulo, a expectativa é de que as temperaturas comecem a cair a partir de terça-feira (24), com declínio mais acentuado na quarta-feira (25).
O segundo pulso de ar frio está previsto para o fim da próxima semana, com outra massa de ar polar que deve atingir o Sul do país a partir de sexta-feira (27).
Na sexta-feira (20), um ciclone na costa da Região Sul já havia dado origem a uma nova frente fria, com retorno das chuvas no Rio Grande do Sul.
Para a capital paulista, a previsão indica possibilidade de chuva entre segunda-feira (23) e terça-feira (24), com queda de temperatura na terça. Os termômetros devem subir temporariamente na quinta-feira (26) e voltar a cair na sexta-feira (27).
Veja a previsão para a cidade de São Paulo, segundo a Meteoblue:
– Sábado (21): entre 14ºC e 21ºC;
– Domingo (22): entre 15ºC e 25ºC;
– Segunda-feira (23): entre 17ºC e 26ºC;
– Terça-feira (24): entre 7ºC e 15ºC;
– Quarta-feira (25): entre 4ºC e 16ºC.
Frente fria com massa de ar polar em julho
Nos primeiros dias de julho, uma nova frente fria acompanhada de massa de ar polar deve provocar pancadas de chuva generalizadas, com possibilidade de raios, ventos fortes e queda brusca nas temperaturas, o que intensificará a sensação de frio no Estado de São Paulo. A previsão é da Defesa Civil Estadual.
Outra massa de ar frio deve atingir o país na transição entre a primeira e a segunda quinzena do mês, com declínio mais ameno nas temperaturas.
Em boa parte do Brasil, o inverno deve apresentar médias térmicas acima do normal. Entre agosto e setembro, os termômetros tendem a subir gradualmente em São Paulo.
“Podemos ter ondas de frio mais intensas que avancem até o Centro-Oeste, mas essas ocorrências não devem ser frequentes”, observa Paulo Lombardi, meteorologista da Tempo OK.
Chance de neve no Sul do País
A combinação de frio intenso e umidade pode resultar em neve nas serras gaúcha e catarinense na noite de segunda-feira (23), segundo o Inmet.
Na terça-feira (24), o frio se intensifica. Durante a madrugada e no início da manhã, há condições para geada ampla nos três Estados do Sul, com intensidade moderada a forte na Serra Gaúcha, em áreas de Santa Catarina e no sul do Paraná.
A previsão também aponta geada no sul de Mato Grosso do Sul, sudoeste e sul de São Paulo.
Na quarta-feira (25), a geada deve persistir nas áreas já afetadas, enquanto a queda de temperatura alcança o sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e sul de Minas Gerais, além de todo o Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.