
A Copa Paulista e a décima e última rodada da fase de grupos do Paulista Sub-23 Segunda Divisão entram em cena nesta sexta-feira e sábado (20 e 21/6), com jogos decisivos para equipes do ABC para a classificação às próximas fases das competições. Entre os destaques estão as partidas da segunda rodada de Santo André e São Caetano pela Copa Paulista, e o clássico municipal entre Mauá FC e Mauaense, pelo Paulista Sub-23, que determina o futuro das equipes na competição.
Na Copa Paulista, o Santo André recebe o Taubaté nesta sexta-feira (20), às 19h30, no Estádio Joaquim de Morais Filho, em busca da primeira vitória na competição. O Ramalhão vem de empate sem gols em casa contra a Portuguesa Santista e ocupa a 4ª posição do Grupo D, com 1 ponto.
Já o São Caetano enfrenta, em casa, o São José no sábado (21), às 15h, no Estádio Municipal Anacleto Campanella. O Azulão precisa se recuperar da derrota na estreia para o Oeste por 1 a 0 e está em 5º lugar no Grupo D, sem pontos conquistados.
Rodada decisiva no sub-23
Também no sábado (21), pelo Paulista Sub-23 Segunda Divisão, a tensão fica por conta do clássico entre Mauá FC e Mauaense, marcado para as 15h, no Estádio Municipal Pedro Benedetti. Ambas as equipes fazem parte do Grupo C da competição, com o Mauá FC líder com 14 pontos e o Mauaense na 3ª colocação com 11 pontos. A partida é decisiva para as pretensões das duas equipes na classificação.
O Mauaense, que vem de vitória sobre o ECUS por 1 a 0, pode garantir a classificação para o mata-mata de duas formas: vence a partida e assegura a segunda posição do grupo, ultrapassa o ECUS, ou, em caso de vitória combinada com resultados de outras chaves, garante a vaga como um dos melhores terceiros colocados. Para isso, a equipe depende de uma série de resultados, que incluem vitórias e derrotas de adversários nos Grupos A e B, além de torcer para a derrota do Manthiqueira, que ocupa a 4ª posição no mesmo grupo.

Já o Mauá FC, apesar de ser líder com 14 pontos e vencer o União Mogi por 3 a 2, ainda não pode relaxar. Caso perca para o Mauaense por um gol de diferença, pode perder a liderança pelo saldo de gols, o que deixa a equipe em uma situação delicada para garantir a vaga, a depender do resultado do ECUS contra o Manthiqueira.
Tigre busca recuperação na Série C
Enquanto isso, no cenário nacional, o São Bernardo busca recuperação na Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe vem de três partidas sem vencer, com duas derrotas seguidas para Brusque e CSA, e empate contra o Ituano.
Atualmente, o Tigre ocupa a 10ª posição da tabela com 12 pontos, resultado de três vitórias, três empates e três derrotas. O próximo desafio será em casa, no Estádio Municipal 1º de Maio, no dia 28 de junho (sábado), às 19h30, contra o Anápolis, pela décima rodada da competição.
Pela Série D, Netuno quer pontuar
Já o Água Santa, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro no Grupo F, vive momento positivo com quatro jogos sem derrota, que incluem vitórias recentes contra Boa Vista (2 a 0) e Maricá (1 a 0). O time de Diadema ocupa a 2ª colocação no grupo, com 14 pontos, atrás apenas da Portuguesa, líder com 17. O próximo compromisso do Netuno será também no dia 28 de junho (sábado), às 17h, contra o Rio Branco, no Estádio Estadual Kleber José de Andrade, em confronto direto pelas primeiras posições do grupo.