
A Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) completa 35 anos neste mês de junho, com investimentos para ampliação do espaço e ampliação do atendimento. A empresa tem uma atuação ampla na cidade, pois é responsável pela alimentação dos servidores e funcionários da Prefeitura, pela merenda escolar, e também pela fiscalização das feiras livres e do comercio informal.
A companhia foi criada em junho de 1990 pela lei municipal 6.639, com o objetivo de executar ações na área de abastecimento alimentar, segurança alimentar e nutricional na esfera municipal.
O superintendente da Craisa, Reinaldo Messias, destaca a importância do equipamento, que contribui para o crescimento do município. “Estou há oito anos e meio como superintendente da Craisa e ver como ela avançou nos últimos anos me deixa muito feliz. Espero poder muito em breve ver o Complexo Nova Ceasa a todo vapor com empregos e riqueza para nossa cidade” diz.
Alimentação
A jornada na cozinha da Craisa tem início às 4h para dar conta de produzir as cerca de 2,5 mil alimentações diárias para os servidores. O desjejum e almoços destes profissionais ocorrem nos refeitórios localizados nos refeitórios Parque Andreense, Guarará e Betânia, além da própria Craisa e Paço Municipal.
São 150 pessoas envolvidas na alimentação dos servidores (desde administrativo até a cozinha), 180 na confecção e logística da merenda e 250 merendeiras, por exemplo.
Merenda
Na cozinha central da Craisa, localizada na Vila Homero Thon, é produzida a merenda de todas as creches, Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), total de quase 70 mil refeições todos os dias.
Também são produzidas cerca de 2,5 mil refeições em formato de dietas (sendo mais de 20 variedades) para crianças alérgicas, com alguma comorbidade ou intolerantes a algum item da alimentação.
A merenda escolar prioriza alimentos saudáveis e exclui o açúcar adicionado. Sendo assim, a Craisa utiliza açúcar natural de frutas e outros alimentos para adoçar o leite oferecido aos alunos de até três anos. Além disso, por meio do programa Merenda Legal, a empresa garante aos responsáveis pelos alunos da rede municipal o acesso, via WhatsApp ou site da Prefeitura, às informações sobre o cardápio das refeições escolares.
Ceasa ABC
Na sede da companhia, localizada na avenida dos Estados, 2.195, no bairro Santa Teresinha, por meio da Ceasa do Grande ABC, a Craisa tem funcionamento noturno das 22h ao meio-dia com seu mercado atacadista.
Toda a estrutura atende as regiões do ABC, Zona Leste de São Paulo e Baixada Santista, e a comercialização gira em torno de 12 mil toneladas de hortifruti mensalmente. Do volume, 55% corresponde a frutas, 15% produtos diversos (batata, cebola e alho), cerca de 23% legumes e, em torno de 7%, verduras.
Dentro deste cenário, o perfil de visitantes é de supermercadistas, feirantes, proprietários de quitandas e hortifrutícolas, por exemplo. São entre 60 a 100 caminhões carregados a cada noite de maior comercialização, além da presença de veículos de pequeno porte utilitários e vans.
Mercado de Peixes Ornamentais e flores
Além disso, a Craisa é responsável pelo Mercado de Peixes Ornamentais e o Mercado de Flores. Atrativo para lojistas e criadores, o Mercado de Peixes Ornamentais funciona todas as quartas-feiras, das 13h às 18h. O espaço, que recebe mensalmente mil visitantes, consiste em uma área de 900 m², dividida em 63 módulos, onde se acomodam cerca de 35 comerciantes. São vendidos, além de peixes ornamentais, pequenos roedores e pássaros exóticos, produtos pet, e uma linha diversificada de acessórios.
Realizado às terças e sextas, das 17h às 21h, a Craisa oferece uma variedade de flores em vaso, flores de corte, plantas ornamentais e acessórios. Os comerciantes e produtores são originários das principais regiões produtoras como Atibaia, Mogi das Cruzes e Holambra, além de produtores de Bragança Paulista, Arujá e Guararema.
Feiras
A Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André é responsável pela gestão e fiscalização de 70 feiras atualmente no município. Os endereços podem ser conferidos no link https://www.craisa.com.br/feiras-livres/
Nas dependências da Craisa ocorre a Feira do Produtor Rural às segundas, quartas e sextas, das 22h às 8h. E, no Parque Celso Daniel, é realizada a Feira Orgânica, que acontece todas as quintas-feiras, das 7h às 13h.
As ações de fiscalização são realizadas diariamente. Atualmente, a equipe responsável por coibir a atuação de vendedores ilegais trabalha na região central, com destaque para a área da rua Coronel Oliveira Lima, além de outros bairros do município.
Complexo Nova Ceasa ABC
Com o objetivo de otimizar o uso do terreno da Ceasa Grande ABC, o espaço contará com a ampliação da sua capacidade operacional, implantação de um centro comercial de lojas, serviços e conveniência, entre outras melhorias.
Com investimento de R$ 259 milhões da iniciativa privada, por meio do Consórcio Novo Ceasa ABC, responsável pela concessão do equipamento pelos próximos 35 anos, o complexo irá gerar 8 mil empregos diretos e 24 mil postos de trabalho indiretos.
O local contará com um mercado municipal, boulevard de bares e restaurantes e um novo centro de compras, serviços e conveniência, com opções gastronômicas e de lazer em um só lugar. Além da ampliação física, trará soluções modernas em logística refrigerada, rastreabilidade e digitalização dos processos.
A iniciativa prevê aumento do número de boxes para o comércio de hortifrutigranjeiros, passará de 63 para 325 e o de pedras, de 81 para 258, um aumento de 33% em relação ao projeto original.
Estão previstos ainda um galpão do produtor com 3 mil m2 e um novo banco de alimentos, que funcionará em um prédio de quatro pavimentos com 2 mil m2. Além disso, a ampliação da capacidade operacional beneficiará em média 5 milhões de pessoas, e inclui as regiões do ABC, Zona Leste de São Paulo e Baixada Santista.
A estrutura é inspirada em modelos de mercados internacionais, como Rungis Market (França); Mercado Abastecedor de Lisboa (Portugal); New Covent Garden (Reino Unido) e Central de Abasto – México; além do Ceasa/RS.