
Um cachorro vítima de maus-tratos foi resgatado na última terça-feira (17/06) na av. Presidente Castelo Branco, no bairro Jardim Zaira, em Mauá. O animal apresentou ferimento causado por faca e foi socorrido após o alerta de moradores e comerciantes da região, que acionaram a Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura. O Centro de Proteção Animal (CPA) foi mobilizado e encaminhou o cão para atendimento emergencial em uma clínica veterinária.
José Assis, comerciante local, foi um dos primeiros a perceber o estado do animal. Segundo ele, o cachorro costumava circular pelas redondezas do seu estabelecimento e apareceu ferido na manhã de terça-feira. “Fechamos o comércio na noite anterior e ele foi embora. Acredito que tudo tenha acontecido durante a noite de segunda-feira. Na manhã seguinte, ele voltou já machucado. Assim que se deitou no chão e levantou as patas, percebi o corte”, relata em entrevista ao RD.
De acordo com José, o cão sempre andava com outro cachorro, que aparentou estar abalado com o ocorrido. Ambos, segundo o comerciante, costumavam ser ameaçados por pessoas que circulam pela região, principalmente catadores de papelão. “Eles latiam e as pessoas se assustavam, mas os cachorros nunca morderam ninguém. Um dia, inclusive, evitei que um homem desse pauladas nos cachorros, mas há vários que fazem ameaças”, lamenta.
O resgate do animal foi realizado com apoio da protetora Cristina Spinososa e do servidor Reginaldo Alexandre, da Secretaria de Meio Ambiente. A ação contou com a autorização da Prefeitura, que viabilizou o atendimento emergencial do cão em uma clínica particular.
Apesar do susto, o comerciante se diz aliviado com a recuperação do animal. “Fico chateado por não ter visto antes, mas ele está bem tratado e com os pontos no lugar. O corte foi feio, mas não atingiu nenhum órgão vital. Agora estão tentando conseguir um lar temporário ou a Prefeitura vai acolher e depois trazê-lo de volta”, conta.
A Prefeitura de Mauá foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou até o fechamento da reportagem.